Saiba o que é a Black Friday, onde surgiu e porque você não pode deixar de aproveitar

E aí? O que você vai comprar este ano com todas essas lojas em promoção??

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
ad787a940b63ffbeed6ef5733d6b5aee

Aquela época do ano está chegando e eu não estou falando do Natal: a Black Friday já começou a dar sinais de vidas em diversas lojas e sites de vendas brasileiros.

Já consolidada em nossa agenda, é comum não considerarmos algumas questões em relação a data, como ‘Onde surgiu a Black Friday?’, ‘Por que?’ e ‘Como chegou no Brasil?’. Pensando nisso, o Curta Mais traz as respostas para essas perguntas que você provavelmente nem sabia que tinha.

Ninguém sabe dizer ao certo a origem exata da data. Uma das teorias é que a expressão “Sexta-feira Negra” (Black Friday) nasceu no final do século XIX, quando duas instituições financeiras quebraram no mesmo dia, numa sexta-feira em plena Corrida do Ouro.

Outra teoria conhecida é que o termo foi criado por policiais da Filadélfia na década de 60 se referindo ao dia após o feriado do Dia de Ação de Graças, comemorado nos EUA, em que o trânsito se tornava um caos. Com isso, os lojistas viram uma grande oportunidade de atrair quem passasse por suas lojas com diversas promoções.

Assim, essa referência logo se espalhou, tornando-se uma expressão local às ofertas. Com o tempo, a data se transformou em uma grande tradição de compras e ofertas.

No Brasil, a Black Friday chegou em 2011 através do portal ‘Busca Descontos’. Desde então, a data cresce surpreendentemente, batendo recorde de vendas ano a ano!

Ao contrário dos EUA, a Black Friday começou no Brasil exclusivamente online, passando para o varejo físico mais tarde e hoje atinge todos os tipos de varejistas, do pequeno ao grande.

Quem nunca esperou um pouquinho mais para comprar um novo celular, um pacote de viagens ou um monte de livros só para aproveitar os ótimos preços da Black Friday?

E aí? O que você vai comprar este ano com tudo em promoção??