Saiba por que hoje é comemorado o dia do canhoto

Sim, eles tem um dia só para eles e é merecido!

Etielly Haag
Por Etielly Haag
5f5ba477d8fd37fdb3bff2ce4d1d0c2b

Representados por apenas 10% da população mundial, os canhotos – pessoas que tem a mão esquerda como dominante – tem uma história longa de preconceito.

Na Idade Média eram considerados pessoas ‘ruins’, ser canhoto representava carregar a ‘marca do diabo’!

Não é à toa que ser o ‘braço direito de alguém’ ou sentar-se ao lado direito signifique algo bom e digno. Com o passar do tempo, o ato passou a representar rebeldia ou mesmo um problema neurológico.

A primeira celebração do dia do canhoto foi em 13 de agosto de 1976, entretando, a data só foi oficializada em 1990, por iniciativa do Left-Handers Day Club, grupo britânico que lutava contra o preconceito sofrido pelos canhotos na época.

Um estudo da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, afirma que os canhotos pensam de forma diferente, que a forma como processam a imagem é distinta dos destros. Existe também uma teoria sobre a superioridade daqueles que usam a mão esquerda nas áreas da Matemática, percepção do espaço e nas artes, mas nada foi cientificamente comprovado até hoje.

Grandes nomes da história, como Albert Einstein, Ayrton Senna, Kurt Cobain, Leonardo DaVinci, Mahatma Gandhi, Pelé, Paul McCartney e vários outros, escrevem com a mão esquerda!

 

Imagem: Acredite ou Não | reprodução