Sete motivos para você mudar seu roteiro de viagem e conhecer Cristalina

Curta Mais preparou um guia completo para você aproveitar o fim de semana

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
86760b99c3d3043c5db000c6cc9b26e7

Quando se fala em viajar normalmente você encontra roteiros pré-estabelecidos e acaba perdendo a oportunidade de conhecer lugares incríveis, bem pertinho de você. Fazemos um desafio para o próximo fim de semana. Mudar o destino! Já ouviu falar de Cristalina? A cidade está localizada a 280 quilômetros de Goiânia e a 130 quilômetros de Brasília, e também é conhecida como Serra dos Cristais, por deter a maior jazida de cristal de rocha do mundo.

Com uma altitude de 1250 metros, Cristalina conta com estações bem definidas e é possível programar bem a estadia na cidade em qualquer época do ano. São várias as possibilidades de hospedagem, entre hotéis e pousadas, mas aconselhamos fazer reserva antes, visto que a cidade é também um polo agrícola e tem fluxo intenso de visitantes.

O que visitar?

Além do comércio de cristais, Cristalina tem pontos turísticos que merecem ser visitados como a Pedra Chapéu de Sol, Balneário das Lajes, Reserva Linda Serra dos Topázios, Cachoeira do Arrojado, e na própria cidade, a Igreja São Sebastião, localizada no Setor Cristalina Velha, um bairro histórico, com várias construções do século 19.

 

1. Pedra Chapéu de Sol

Pedra

Localizada na Fazenda Sucupira, foi assim denominada pelo seu peculiar formato: um enorme bloco de granito de, aproximadamente 100 toneladas, em equilíbrio de forma estável, há milhões de anos, sobre uma base de pouco mais de 1 metro. É um bom local para meditação e observação, possuindo afloramento rochoso com impressionismo natural.

2. Reserva de Patrimônio Particular Natural Linda Serra dos Topázios (RPPN)

RPPN

Área de preservação ambiental onde a fauna e a flora originais continuam intocadas.

Considerada um paraíso energético na região dos cristais. São 500 hectares de cerrado nativo onde são encontradas várias espécies de animais, aves e tipo de vegetação já em extinção. A reserva possui 20 cachoeiras de águas cristalinas. O local fica a 12 quilômetros da sede do município e é frequentado por naturalistas, biólogos e pesquisadores de diversas universidades interessados em realizar pesquisas, educação ambiental e ecoturismo sustentável. A RPPN apresenta paredões de pedra e várias corredeiras naturais, um convite ao turismo ecológico. É possível locação de chalés para estadia ou reserva de área de camping.

3. Cachoeira do Arrojado

Cachoeira

Localizada na divisa entre as Fazendas Kitice e Saiki está a 15 quilômetros de Cristalina. É uma cachoeira em semicírculo, com 10 metros de altura e 50 metros de comprimento, formada pelo Ribeirão do Arrojado. Dispõe de águas límpidas, piscinas naturais, belíssima natureza e várias corredeiras.

4. Balneário das Lajes

Balneário

Situado a 12 quilômetros da cidade, o Balneário das Lajes é um complexo de lazer no qual é cortado pelo Ribeirão das Lajes, onde foram construídas praias artificiais. Possui belas cachoeiras, piscinas naturais e artificiais, além de belas quedas d’água, o local possui restaurante, quiosques, área de camping, banheiros, espaço para shows – uma estrutura para os turistas que querem passar um fim de semana perto da natureza.

5. Mercado Cristal

Mercado

Inaugurado em 2013, o Mercado Cristal reúne várias peças em cristal e pedras preciosas, produzidas pelos artesãos locais: estatuetas, joias e semijoias, peças de decoração. No centro da cidade e na BR-040 também estão localizados alguns centros comerciais de cristais, onde o visitante encontra variedades de artesanato.

6. Igreja São Sebastião

Igreja

Construída em 1948, a Igreja São Sebastião está localizada no Setor Cristalina Velha, bairro histórico da cidade, com várias construções do 19.

7. Gastronomia

Costela

A costela do variado Ity Restaurante.

São mais de 50 opções de restaurantes, churrascarias, pizzarias e bares, onde o visitante poderá desfrutar da culinária goiana com valores que variam entre R$ 8 e R$ 70. No cardápio o cliente encontra sucos, cremes, lanches leves, massas, crepes, saladas, carnes e variações da culinária goiana, gaúcha, nordestina, japonesa e árabe.