24/08/2019 09:02
Curiosidades / Saúde

Sexo faz cérebro gerar mais neurônios, aponta estudo

Talvez sexo seja a solução para aquele crush que parece ter um neurônio a menos

Bianca
por Bianca Stephania G Siarom

Ao contrário do que os cientistas pensavam, o seu cérebro não para de produzir neurônios a partir de uma certa idade.

Alguns estudos, como o do King’s College de Londres, apontam que é possível fazer esses processos de neurogênese adulta – que podem reforçar os neurônios e melhorar o cérebro – com hábitos de vida saudáveis como dieta, exercícios físicos, praticando sexo, lendo mais e tendo amigos.

Sandrine Thuret, neurocientista do King’s College de Londres, afirma com contundência que o hipocampo continua gerando neurônios fundamentais para os processos de aprendizagem e memória durante toda a vida.

Veja 5 dicas que vão te ajudar neste processo:

1. Caminhar 5 vezes/semana

Cientistas da Universidade de Jyväskylä, na Finlândia, descobriram que é uma das técnicas mais adequadas para aumentar a neurogênese. A corrida ou os exercícios de resistência se revelam uma prática adequada, mas é suficiente “caminhar a bom ritmo cinco vezes por semana”, segundo Pablo Irimia.

2. Dieta saudável

Apostar na dieta mediterrânea e em planos hipocalóricos parece ser, de novo, a decisão mais acertada. Outros estudos também citam os flavonoides como alimentos que propiciam a neurogênese adulta. Chá verde, uvas roxas e, sem dúvida, alimentos ricos em antioxidantes devem ser incluídos na dieta habitual por seus efeitos positivos para evitar a degeneração celular.

3. Sexo

O estudo publicado pela US National Library of Medicine comprovou que o hipocampo produz neurônios novos quando o corpo fica exposto à prática do sexo de forma continuada, melhorando assim a função cognitiva. Mas avisam: “A experiência sexual repetida pode estimular a neurogênese adulta desde que esta persista no tempo”. Cabe a cada um estabelecer os horários.

4. Controle estresse e ansiedade

Isso também é um fator determinante para o correto funcionamento do cérebro, para a manutenção da plasticidade neuronal e para o fomento de processos de neurogênese mais relevantes. Cientistas da Universidade de Oregon apontam que a meditação, entendida como um exercício que controla e elimina a tensão, é uma prática que desencadeia a geração de novos neurônios em idade adulta. Em conclusão: alguns minutos por dia para deixar a mente em branco ajudarão o cérebro tanto em curto como em médio e longo prazos.

5. Amigos e leitura

“A aprendizagem gera conexões entre as diferentes regiões do cérebro e por isso é fundamental para que este possa evitar sua deterioração”, explica o neurologista Irimia, que acrescenta: “Não se trata unicamente de ler muito, mas também de manter uma interação social habitual e estimular constantemente o cérebro”.

Via: Só Notícia Boa e El País

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

É canhoto? Veja 10 pessoas que foram na 'contramão' e viraram lenda

Sabe aquela pessoa que sofre com o 'mouse', com o abridor de latas, com a cadeira da escola, com o violão e com um simples aperto de mão... é, ser canhoto não é fácil


+ Curiosidades

Juiz realiza audiência na casa de idoso com câncer que não conseguia ir ao fórum em Goiás

Juiz abandonou o ar condicionado do Fórum para conceder a aposentadoria de um idoso de 62 anos em Trindade, interior de Goiás


+ Curiosidades

Veja os clipes mais legais já produzidos por bandas goianas

Porque Goiânia produz muita música e vídeos muito bons


+ Curiosidades

Cientista comprova que o artista Ozzy Osbourne é de fato um mutante

Pesquisas foram feitas com o DNA do Príncipe das Trevas durante 9 anos e finalmente os cientistas chegaram a uma conclusão


+ Curiosidades

Gatos vs Cães: Segundo estudo, amantes de gatos são mais inteligentes que amantes de cachorro

Há uma antiga rivalidade entre “Amantes de cão” e “amantes de gato” e este estudo promete acirrar ainda mais este atrito. 


+ Curiosidades

Jovem de 22 anos comemora o Dia dos Pais doando parte do fígado para filha viver

Para o jovem, o sucesso do transplante foi o maior presente de Dia dos Pais que ele poderia ganhar


+ Curiosidades

Veja o Top 10 Maiores canais do Youtube Brasil de 2012 à 2019

O canal Arco, especializado em estatísticas sobre o Brasil e o mundo, fez um vídeo muito legal sobre como os 10 maiores canais de Youtube no Brasil cresceram e quantos seguidores tem hoje


+ Curiosidades

Há 50 anos nascia a foto mais marcante, polêmica e imitada da história da música mundial

8 de agosto, Abbey Road, uma banda, um simples atravessar de faixa de pedestre e um click que entraram pra história


TV Curta Mais

MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.