Sorvete que reduz efeitos da quimioterapia é criado no Brasil

Testado e aprovado, a receita tem três sabores: limão, chocolate e morango!

Etielly Haag
Por Etielly Haag
3b73fecd8f46a0555c7b2267f9a438b7

Desenvolvido por pesquisadores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em parceria com uma fábrica de Florianópolis, o sorvete foi testado durante um ano por pacientes do Hospital Universitário local.

Com três sabores – morango, chocolate e limão – o sorvete funciona como um complemento alimentar que ajuda a diminuir efeitos colaterais da quimioterapia em pacientes com câncer.

 

2ab89a40b58e463f554749a4736a687a.jpg

 

“Por ser gelado, ele ajuda a anestesiar a cavidade bucal, que é uma das consequências do tratamento, que são as mucosites, sapinhos, enfim, que tanto dificultam a ingestão alimentar”, disse a professora Raquel Kuerten de Salles, do departamento de Nutrição da UFSC, e uma das responsáveis pela pesquisa.

“O sorvete é delicioso e ele minimiza os efeitos da quimioterapia”, disse a paciente Carol Gilda Martins. Carol faz tratamento contra um câncer linfático desde março deste ano.

A receita levou seis meses para chegar à fórmula desejada pelos nutricionistas: adicionar uma gordura de maior valor nutricional (azeite de oliva desodorizado) e uma quantidade grande de proteína.

O resultado de várias tentativas resultou em uma receita inovadora: fruta, azeite de oliva desodorizado, whey protein isolado – proteína de alto valor biológico – e fibra, sem lactose ou glúten.