Sua Coluna dói? Saiba se é só má postura ou uma escoliose

Estima-se que 80% da população mundial tenha dores nas costas durante a vida e que grande parte destas poderia ser evitada com atitudes simples

Roberto Carlos
Por Roberto Carlos
7b37f8089d14ac30ecce1ee5124d57ea

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 80% da população mundial sofrerá com dores nas costas em algum momento da vida e o Ministério da Saúde aponta que cerca de 20% dos brasileiros convivem com dores decorrentes de problemas crônicos. Mas, por mais comum que essas dores sejam, existem formas simples de evita-las.

Uma das coisas mais importantes é entender a diferença entre os desvios posturais e a escoliose. Os primeiros são prevenidos facilmente com prática de atividade física, já que são decorrentes de quadros de sedentarismo, e também com boa postura e exitar passar longas jornadas sentado.

Já a escoliose é um quadro mais complexo com grau elevado de deformidade da coluna. Ela pode ter origem congênita, decorrer de doenças neurológicas graves como paralisia cerebral e neurofibromatose ou mesmo ser idiopática. Em resumo, não é culpa do paciente!

Felizmente, o tratamento para ambos os casos pode ser bastante simples. Depois de submetido a exames de imagem e à avaliação médica, o paciente é encaminhado para tratamentos como atividade física de alongamento orientada, fisioterapia, acupuntura ou pilates.

Com o problema descoberto no início, a escoliose também recebe uma abordagem conservadora com tratamento através do uso de coletes ortopédicos e reabilitação com a introdução de atividades físicas controladas incluindo a natação. Os coletes não são muito atraentes, mas reduzem as dores e melhoram e muito a qualidade de vida.

Mas lembrando que todo o tratamento e uso de medicamentos deve ter o acompanhamento de um médico.

2f60fe1a65beeb3c57293c9c1194f409.png

Siga Curta Mais nas redes sociais:

Curta Mais no Facebook

Curta Mais no Instagram

Curta Mais no Twitter