Teatro Sesi apresenta noite de Ópera Italiana em Goiânia

O Grupo de Ópera da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG apresenta a ópera La Serva Padrona

Júlia Marreto
Por Júlia Marreto
be75dfca7c379cd0f4a4174ae5fc1e60

Dirigida pelos professores Marília Álvares e Adriano Pinheiro, a ópera integra a programação do Festival Internacional de Ópera de Goiânia, que terá extensa programação em diferentes espaços da cidade. O acompanhamento musical será da Camerata de Cordas da EMAC, sob a direção dos professores Luciano Pontes e David Gardner.

O intermezzo La Serva Padrona, de G. B. Pergolesi (1710—1736) estreou no Teatro de San Bartolomeo, em Nápoles, em 1933. O intermezzo é uma forma dramática apresentada nos entreatos de uma ópera séria, que na época havia eliminado de seus enredos todo elemento cômico. O intermezzo opunha-se, portanto, à rigidez formal da ópera séria, desempenhando função de entretenimento para a plateia. Sua música e enredo são considerados de natureza leve e de cunho formal simples.

A história de La Serva Padrona conquistou o público e se tornou a obra mais importante de Pergolesi e o mais famoso dos intermezzi do período. O enredo trata de assunto muito comum na época, e até mesmo nos dias de hoje: o triunfo da esperteza de pessoas das camadas sociais mais simples, sobre a avareza da burguesia, tudo transformado em uma divertida sátira social. O número de personagens era bem reduzido, comparando-se com a ópera séria – apenas três personagens – no caso de La Serva, dois atores cantores e um ator mudo, baseados nas personagens da commedia dell’arte.

 

S e r v i ç o

Ópera: La Serva Patrona
Autor: G.B.Pergolesi
Direção: Marília Álvares e Adriano Pinheiro
Elenco: Grupo de Ópera da Escola de Música e Artes Cênicas da UFG
Dia: 5 de junho (Terça no Teatro)
Horário: 20h30
Local: Teatro SESI (Av. João Leite, nº 1.013, Setor Santa Genoveva. Telefone: 3269-0800)
Ingressos: Doação de 2 Kg de alimentos ou um livro literário
Classificação etária: 12 anos