21/11/2019 08:19
Curiosidades / Histórias

Teoria da Relatividade de Einstein completa 100 anos e foi comprovada em Sobral no Ceará

Em 1919 cientistas britânicos, estadunidenses e brasileiros vieram a Sobral para observar o fenômeno durante um eclipse solar

Roberto
por Roberto Carlos

A Teoria da Relatividade, de Albert Einstein, resumidamente, afirma que o tempo não é igual para todos. Que pode variar de acordo com a velocidade, a gravidade e o espaço, e que uma maneira de se comprovar a sua existência é observar a luz de uma entrela em um eclipse solar. A massa do Sol (grande massa no espaço) desviaria a luz de uma estrela e possibilitaria a sua observação mesmo estando atrás do sol. Mas a obsevação só teria êxito com um eclipse completo.
Em 1905 Einstein publica sobre a Realidade Restrita, onde coloca a luz como uma constante igual para todo o universo. Não importa a velocidade de orbita de uma estrela ou a força de um ráio, a luz se moverá na mesma velocidade em todos os casos. Também afirma que o espaço e o tempo são relativos, ou seja, que o tempo passa de maneira diferente dependendo da velocidade.
Em 1915 Eistem publica a Relatividade Geral, considerado um complemento da Restrita, onde coloca que a gravidade é a distorção que determinada massa provoca no "tecido" do espaço.

Um bom exemplo é colocado no filme Interestelar (de Chistopher Nolan) onde o pai ( Cooper, interpretado por Matthew McConaughey) viaja para o espaço onde, para ele, se passam poucas horas, enquanto na terra se passaram anos. Uma das melhores cenas do cinema nos últimos anos.

Para comprovar as teorias de Albert Einstein diversas espedições foram organizadas mundo a fora, atrás de um eclipse solar perfeito, o que foi atrapalhado pela Primeira Guerra Mundial. Após a Primeira Guerra, a previsão para um próximo eclipse perfeito era para dia 29 de maio de 1919 e a localização ideal eram Ilha do Príncipe e a cidade de Sobral, no Ceará. 

Foram criadas expedições internacionais para as duas cidades e, com ela, diversos cientistas, telescópios e materiais para a observação soram levados a Sobral. 

Cientistas em Sobral

d777faa2c86a6a80d99948d5d2052697.jpgFoto: Divulgação

A comprovação da Teoria da Relatividade seria através da comparação entre posições de estrelas. Por isso foi tirado um número razoável de fotografias em lugares diferentes (de preferência com equipamentos idênticos), de forma a diminuir as margens de erro. 

Em Sobral, o responsável era o físico britânico Andrew Crommelin (1865-1939). 

as 9 horas da manhã do dia 29 de maio a Lua começou a esconder o Sol e o encobriu por completo por 5 minutos. Foram minutos que entraram pra história com fotografias de câmeras acopladas a telescópios, registrando a posição das estrelas próximas à borda do sol.

As fotografias obtidas com a luneta de 4 polegadas levada a Sobral eram as mais nítidas entre todas e comprovaram sem sombra de dúvidas a Teoria de Einstein, até porque o tempo ficou nublado na Ilha do Príncipe. Além disso, foram obtidas fotografias de comparação (do mesmo campo estelar sem o Sol) em Sobral, mas não na Ilha do Príncipe, o que introduzia mais uma fonte de erro nos cálculos", afirma a historiadora Christina Barbosa.
Além de sua localização geográfica, Sobral tem um clima perfeito para a observação. Por volta das 9h do dia 29 de maio de 1919, "a Lua cobriu o disco do Sol, e por 5 minutos e 28 segundos, o dia quase virou noite", explica a secretaria de Educação de Sobral.

097375ea7108e86469ad024408bc88c6.jpgFoto: Divulgação

A partir disso Sobral ficou conhecida como A Cidade do Eclipse. Ganhou as primeiras páginas de jornais de todo o mundo e ajudou a tornar famosos Einstein e a Teoria da Relatividade.

Neste centenário, tanto a cidade de Sobral, quanto o Museu da Astronomia e Ciências Afins e o Observatório Nacional no Rio de Janeiro, são palco de intensas comemorações do centenário de comprovação da nova teoria do Universo.

No local, hoje, funciona um observatório. 

625bf25aa24271bb6bf0b6b601e9e28d.jpg

Notícias sobre:

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Curiosidades

Sabrina Sato mostra o lado real da maternidade e admite: 'Não é tudo maravilhoso'

Sabrina fala da perda de apetite sexual após maternidade mas garante que o relacionamento vai bem


+ Curiosidades

Ouvir música pode reduzir estresse de quem está começando a dirigir, diz estudo

Estudo brasileiro, conduzido por pesquisadores da Unesp, incluiu apenas mulheres recém-habilitadas


+ Curiosidades

Pessoas que mais te irritam são as que mais se parecem com você, revela estudo

‘Tudo que incomoda você sobre outros seres é apenas uma projeção do que você não resolveu em si mesmo’


+ Curiosidades

Zeca Pagodinho pode substituir Roberto Carlos no especial de fim de ano da Globo: Será?

A sugestão foi dada no Twitter e até o próprio Zeca se animou com a ideia


+ Curiosidades

HaTuna ou HaKuna Matata: Qual é a expressão correta Pumba?

Entenda o que significa a frase africana que nasceu muito antes do filme O Rei Leão


+ Curiosidades

Goiano cria a nova febre do WhatsApp: os grupos de imitação

Só podia ser de Goiânia, né!


+ Curiosidades

Do tráfico ao time do Goiás: Conheça a história de Michael, o atacante destaque do Brasileirão

'Passa um filme na minha cabeça, eu não era nada', diz o jovem


+ Curiosidades

10 motivos para você assistir o filme Coringa (Joker) hoje!

Sim, nós já assistimos o filme do ano!


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.