Teste de gênero oposto no Facebook é pegadinha para conseguir seus dados

Como Você Seria Se Fosse Do Gênero Oposto? é o teste viral da vez

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque
3d8ac8ace9a42e2b6e48651d507d71a1

Você já viu esse teste na sua timeline? Algum amigo já fez? Você já fez? Então saiba acabou de entregar seus principais dados a uma empresa pouco conhecida. O que eles farão com essas informações? Ninguém sabe.

O teste consiste em mostrar como uma pessoa seria se fosse do gênero oposto, com imagens muito reais. A empresa Kueez, responsável pela realização do teste exige que você se conecte com a rede social Facebook para saber o resultado.

Quando aceita essa condição, os seguintes dados são enviados para a empresa: nome; imagem do perfil; data de nascimento; todas as suas fotos e imagens no Facebook; lista de amigos; informações de contato; e endereço de e-mail usado para logar na rede social. Além disso, a política de privacidade da empresa ainda informa que coleta informações não pessoais dos usuários, como o modelo do celular ou computador que utilizou para fazer o teste, localização, áreas de interesse e muito mais.

De fato, essa não é a primeira nem a última empresa que utiliza aplicativo/jogo/quiz de redes sociais para conseguir essas informações. Como praticamente ninguém lê os termos de política de privacidade, as empresas se aproveitam da nossa ‘inocência’ (ou preguiça mesmo) para conseguir essas informações e transformá-las em dinheiro.

Geralmente os dados são usados para gerar anúncios personalizados, mas neste caso, a empresa informa que pode compartilhar os dados com “terceiros interessados em lhe fornecer determinados conteúdos promocionais” ou até utilizar suas fotos, como por exemplo em jogos e teste, da seguinte forma: “como parte integrante dos serviços que oferecemos (ou seja, sua imagem aparecerá em certos questionários ou jogos, MESMO para pessoas que você não conhece)”.

Agora, se você já fez o teste, não se desespere, existe um método de reverter a situação, pelo menos é o que a empresa diz, mas não existe nenhuma promessa de que será cumprida. É preciso entrar no site da Kueez e remover todos os dados pessoais do banco de dados deles. 

Outro método é desvencilhar o app da empresa do seu perfil no Facebook. Vá em Configurações de Aplicativos do Facebook, ache o Kueez e delete o app, clicando no ‘X’. Lembrando, as informações que já estão no banco de dados não serão apagadas, mas essa ação não permitirá que novos dados e arquivos sejam enviados à empresa.