20/09/2018 12:09
Notícias / Conteúdo

Todo goiano fora de Goiás sente falta destas coisas

Se você se identificou, compartilhe pro mundo inteiro saber

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

O jeitinho goiano de ser

leonardo

Leonardo: goiano do pé rachado com muito orgulho. O melhor guia turístico de Goiás

Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos. É comum um visitante pegar um táxi no aeroporto e ser deixado no seu destino em Goiânia com a impressão que ganhou um novo amigo. A certeza aumenta, quando você está numa cidade do interior do estado. Onde mais você pode sentar sozinho em uma mesa de bar e a turma da mesa ao lado acabar puxando conversa? Sim, essa é uma cena relativamente comum em Goiás. Dizem que quem bebe da água daqui, acaba querendo voltar ou ficar de vez. O jeitinho goiano de ser é, sem dúvida, uma marca registrada do nosso povo que deixa saudade em qualquer um.

 

O jeitinho goiano de falar

caldos

Conhecer o dicionário goianês é a forma mais adequada para entender e ser entendido nessa terrinha abençoada. Sabe aquela rotatória de trânsito? Aqui é queijinho (ou só queijim). Se alguém explicar um endereço assim: “- vai reto toda vida, até chegar o sinal e depois do 12º queijim você vira a esquerda, conta quatro casas e você vai dar lá”, significa que você vai andar 100 metros e depois do semáforo e da rotatória você encontrará o lugar que procura. Ô trem custoso, sô (mas irresistivelmente delicioso). Êita saudade que fica!

 

O sotaque

Dicionario

Uma porta por aqui, não é uma porta qualquer. É uma porrrrrrrta com “erre” esticado mesmo. Afinal, todo goiano que se presa gosta de carrrrrrrne e faz questão de ressaltar isso. Outra mania que todo mundo morre de saudade, é falar tudo no diminutivo é toda nossa. À primeira vista, todo mundo estranha, mas é só uma questão de tempo pra se acostumar e acabar falando ‘igualzim’. Arrozim, carrim, almocim, jantinha, trenzim... Tudo entra no diminutivo na boca do goiano.

+20 palavras e expressões que são a cara de Goiânia

 

Um cantinho na roça

roça

Se nos estados litorâneos, o sonho de toda gente é ter uma casa na praia, em Goiás, o sonho de vida é ter um cantinho para esticar todo fim de semana, pegar a estrada e sentir o cheirinho de campo, o clima roceiro e botar a botina no chão de terra batida. 

 

O Pit Dog

Buldogs

Na capital de Goiás, pit dog é rei. Aliás, é a terra natal do mais goiano dos lanches de rua, o pit dog. Em nenhum outro lugar, existe essa expressão para se referir às lanchonetes espalhadas nas praças e esquinas movimentadas da cidade. Uma espécie de releitura dos foods trucks. São os salvadores da madrugada e uma experiência gastronômica inesquecível (e barata).

+13 pit dogs em Goiânia que colocam muito food truck no chinelo

 

A pamonha

pamonha

Em que lugar do planeta você vai encontrar tanta pamonharia como em Goiás? Essa iguaria feita a partir do milho, embalada na palha e recheada com queijo, linguiça, pimenta, dependendo das versões doce ou salgada (de doce e de sal, é assim que se fala por aqui). Se você estiver lendo essa matéria em algum outro lugar que não seja em Goiânia, a chance de você estar salivando agora é de aproximadamente 100%.

Aproveite e veja o roteiros da melhores pamonharias aqui.

 

O Pequi

Pequi

O fruto mais famoso do Cerrado é patrimônio e paixão de todo goiano que se preza. Arroz com Pequi (leia-se “Galinhada”), Frango com Pequi, Empadão com Pequi são algumas das versões preferidas na mesa regional. Até doce e licor de Pequi já foi inventado (e são deliciosos). Tem goiano que mora no exterior que, de tanta saudade, pede sempre pra alguém levar uma mostra na bagagem de lembrança!

 

Churrasco com amigos

churrasco

Os gaúchos que nos perdoem, mas goiano que é goiano, ama e também conhece de carne (ou carrrrne como preferir). Programa preferido de 11 entre 10 goianos, reunir amigos com uma boa picanha, cerveja gelada, mandioca frita, um arrozinho com vinagrete e aquele feijão tropeiro, é de lei pelo menos todo fim de semana.

 

Povo bonito

miss

A beleza das mulheres (e dos homens também) merecem um tópico à parte. Mesmo se for só uma saidinha pra fazer uma feirinha, pensa num povo arrumado! Produção no cabelo, maquiagem e aquele look de arrasar o quarteirão. Os homens também não ficam atrás. A mistura de raças, presente no povo goiano, fazem jus à fama de terra de gente bonita.

 

Os botecos

belisque

A frase “não tem mar vai pro bar”, nasceu em Goiânia, mas vale também para todo município goiano. Curtir um gelada numa calçada com vista privilegiada pra rua ou praça, faz parte de um dos programas prediletos do nom goiano e deixa saudade de quem deixa a terrinha.

 

O clima

Setor

Tem gente que pode não concordar com essa parte se for lembrar de meses como agosto e setembro onde a temperatura bate fácil na casa dos 40 graus! Mas o fato é que se você mora na Suíça, por exemplo, o clima de Goiás é a temperatura dos sonhos. Curtir um clube, uma piscina, um banho de córrego ou uma boa cachoeira é privilégio de quem mora aqui e motivo de muita saudade pra quem vai pra outro canto.

 

As feiras da capital

feira

Programa preferido de muita gente da capital e do interior, as ferias fazem sucesso por aqui. Comprar uma roupa, uma peça de decoração, artesanato ou só fazer um lanchinho. Todo dia é dia de feira em Goiânia e algumas atraem gente de todos os cantos. É o caso da Feira Hippie (aos domingos) e a Feira da Lua (aos sábados) que bombam de visitantes.

+Bom, bonito e barato: 6 feiras de fim de semana para visitar (e economizar) em Goiânia

 

A musicalidade

jorge

O estilo sertanejo é predominante principalmente no interior de Goiás, mas outros estilos tem conquistado cada vez mais lugar no gosto goiano. Sim, Goiás tem musicalidade nas veias e já passou o tempo em que se limitava a um único estilo musical. A capital, por exemplo, se orgulha de ser palco de grandes festivas de música como o Villa Mix, Goiânia Noise e Bananada, além de ser celeiro de grandes artistas renomados no país e até no exterior.

Aô Goiás xonado cheio de saudade!

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Notícias

Mulheres transformam cinto de segurança em bolsas e mudam de vida

Grupo reutiliza tecido automotivo na elaboração de produtos, como brindes, artigos de decoração e acessórios de moda.


+ Notícias

Goiânia recebe exposição de mini jardins e biomas com entrada gratuita

Mostra expõe peças simples e sofisticadas criadas especialmente para um público urbano


+ Notícias

Anitta é alvo de críticas por não se posicionar politicamente e internautas não perdoam

Em seu twitter a cantora desabafou e dividiu opiniões


+ Notícias

Goiânia terá campanha de vacinação gratuita contra raiva neste sábado

Cães e gatos poderão receber as doses em mais de 400 postos pela capital


+ Notícias

Tweets antigos da cantora Rita Lee sobre Bolsonaro geram alvoroço

Internautas foram atrás e encontraram alguns tuítes da cantora falando sobre o candidato


+ Notícias

Horário de Verão será mais curto este ano com 21 dias a menos e início em novembro

A mudança nos relógios começará em 4 de novembro e terminará em 16 de fevereiro de 2019


+ Notícias

Goiânia recebe turnê do premiado espetáculo de dança 'Mazombo'

Serão duas noites de apresentações incríveis na capital


+ Notícias

Este pedacinho do paraíso nos alpes da Suíça oferece 82 mil reais para quem mudar para lá

No deslumbrante vilarejo de Albinen o sol brilha com frequência, a paisagem é extraordinária e o ar é puro


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2018. Todos os direitos reservados.