Tradicionais Flamboyants da Avenida Goiás Norte em Goiânia são cortados

Retirada das árvores faz parte das obras do novo eixo de ônibus da capital

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Tá vendo essa bela paisagem na Avenida Goiás Norte em Goiânia? Ela não existe mais!

gn

Foto: Onofre Pimenta

 

Agora ficou asism…

gn

Avenida Goiás Norte hoje (10/08/2015). (Foto: Marcos Aleotti)

 

No último sábado (8), uma cena chamou a atenção e gerou comoção de moradores ou de quem passava pela região da Avenida Goiás Norte, no Setor Urias Magalhães, Região Norte de Goiânia. Dezenas de Flamboyants foram retiradas do local para dar passagem à construção do corredor do BRT (Bus Rapid Transit) ou ônibus de transporte rápido. Hoje nossa equipe esteve no local e registrou servidores da Prefeitura cortando o que sobrou das árvores e colocando as madeiras nos caminhões. Há décadas, as árvores faziam parte do cenário da região e atraiam a atenção de moradores, turistas e fotógrafos que faziam questão de registrar belas fotos do local. O verde e o vermelho que coloriam o trecho da movimentada avenida, agora darão lugar ao corredor exclusivo do BRT. No local será construída uma estação de embarque, semelhante às plataformas do hoje Eixo Anhanguera.

ag

Troncos das árvores servirão de móveis e lenha, segundo a AMMA

 

Curta Mais conversou com o presidente da AMMA – Agência Municipal do Meio Ambiente De acordo com o projeto, Nelcivone Melo. Segundo ele, a retirada das árvores faz parte do cronograma das obras e está prevista no projeto original do BRT. “A remoção é uma necessidade. A licença ambiental determina que para cada árvore retirada, serão plantadas 30 novas. Trata-se de um projeto muito importante para a mobilidade urbana na cidade que atenderá 120 mil passageiros por dia, podendo chegar a 200 mil”, argumenta.

A obra do BRT, que será o segundo maior eixo da capital (o primeiro é o Eixo Anhanguera), é de responsabilidade da Prefeitura de Goiânia. O trecho percorrerá 22 km, do Terminal Cruzeiro do Sul na Av. Rio Verde em Aparecida de Goiânia, até o Terminal Recanto do Bosque na região Noroeste da capital. A obra começou em abril deste ano e deve ser entregue em abril de 2017.

O presidente da AMMA disse ainda que as árvores foram “extirpadas” e que serão “aproveitadas para fabricação de móveis para a Prefeitura” ou “servirão de lenha”. “Existe uma preocupação do município com a questão ambiental mas o replantio ainda não tem uma data específica, vai depender do andamento da obra”, explica Nelcivone.

 

Assista ao vídeo do momento em que as árvores estavam sendo serradas:

 

ad