Vimos e recomendamos 13 filmes baseados em fatos reais disponíveis no Netflix

Marcelo Albuquerque
Por Marcelo Albuquerque

Elaborar essa lista talvez tenha sido o trabalho mais prazeroso dos últimos tempos do Curta Mais. Todos os filmes abaixo, foram vistos e são mais do que recomendados. Valem cada minuto em frente à TV com direito a muita pipoca e boa companhia. Verdadeiros achados disponíveis no Netflix que merecem ser vistos e até revistos. Destaque para o maravilhoso Into the Wild que tem apenas 4 estrelas (a gente não entendeu o motivo) entre os usuários do Netflix. O filme é simplesmente incrível! Mãos Talentosas, O Coração Corajoso de Irena Sendler, O Jogo da Imitação além dos demais listados, prometem arrancar lágrimas até dos mais durões. Aproveitem a sessão e compartilhem a lista e a experiência.

 

 1 – Mãos Talentosas (2009)

Mãos

Baseado na história do Dr. Ben Carson (Cuba Gooding Jr.), um menino pobre, criado por uma mãe solteira (Kimberly Elise) e que apesar de todas as dificuldades conseguiu se tornar um dos neurocirurgiões pediátricos mais importantes do mundo e diretor de neurocirurgia pediátrica do Hospital Johns Hopkins.

Classificação Netflix: 5 estrelas

 

2 – O Coração Corajoso de Irena Sendler (2009)

o

Baseado na verdadeira história de Irena Sendler (Anna Paquin), uma assistente social polaca que durante a Segunda Guerra Mundial ajudou a salvar cerca de 2500 crianças judias que moravam em Varsóvia. Filme produzido para a televisão, que foi indicado a vários Prémios Emmy.

Classificação Netflix: 4,4 estrelas

 

3 – Histórias cruzadas (2011)

Histórias

Uma jovem jornalista branca (Emma Stone) abala o status quo no Mississippi dos anos 1960 ao entrevistar empregadas domésticas negras (Viola Davis e Octavia Spencer) e contar suas histórias ao povo.

Classificação Netflix: 4,3 estrelas

 

4 – O amante da rainha (2012)

O

No final do século XVIII, a jovem britânica Caroline Mathilde (Alicia Vikander) se torna a rainha da Dinamarca após se casar com o louco rei Christian VII (Mikkel Boe Følsgaard). Devido a piora constante da saúde mental do rei, um acompanhamento médico torna-se necessário e o alemão Johann Struensee (Mads Mikkelsen) é escolhido e rapidamente para a função. Struensee e Caroline ficam cada vez mais próximos e acabam vivendo um romance. Juntos, eles assumem o poder do país e iniciam uma surpreendente reforma.

Classificação Netflix: 3,9 estrelas

 

5 – Apenas Uma Chance (2013)

Apenas

A incrível história de Paul Potts (James Corden), tímido vendedor de celulares que surpreendeu o Reino Unido ao interpretar brilhantemente uma ária de Giacomo Puccini (o “Nessun dorma” da ópera Turandot) no programa “Britain’s Got Talent”. O vídeo (veja aqui) de sua primeira apresentação somou milhões de visualizações no Youtube e o cantor tornou-se uma estrela do dia para a noite. A direção do filme é de David Frankel (O Diabo Veste Prada, Marley & Eu).

Classificação Netflix: 4,4 estrelas

 

6 – Prenda-me se for capaz (2002)

Prenda-me

O filme que fez super sucesso sobre o golpista multifacetado interpretado por Leonardo Di Caprio, é inspirado na história de Frank William Abagnale Jr. 

Frank começou com fraudes bancárias fazendo cheques sem fundo, cheques falsos, identidades falsas para abrir contas em bancos. Depois, por dois anos, ele se disfarçou de piloto da famosa companhia americana Pan Am e ganhou centenas de viagens para o mundo todo (pilotos ganham passagens gratuitas), mas nunca voou um avião.

Depois, como no filme, passou-se por pediatra, advogado e professor, na década de 60. Ele foi preso, mas depois solto com a condição que ajudasse o FBI com outras fraudes. E assim ele começou a trabalhar como consultor legítimo. Mais tarde fundou a Abagnale & Associates, onde adverte o mundo dos negócios sobre fraudes, e organiza palestras e aulas pelo mundo. Abagnale é agora um multi-milionário. Sucesso!

Classificação Netflix: 4 estrelas

 

7 – Invictus (2009)

Invictus

Recentemente eleito presidente, Nelson Mandela (Morgan Freeman) tinha consciência que a África do Sul continuava sendo um país racista e economicamente dividido, em decorrência do apartheid. A proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, pela primeira vez realizada no país, fez com que Mandela resolvesse usar o esporte para unir a população. Para tanto chama para uma reunião Francois Pienaar (Matt Damon), capitão da equipe sul-africana, e o incentiva para que a selação nacional seja campeã.

Classificação Netflix: 3,5 estrelas

 

8 – O Jogo da Imitação (2014)

O

Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

Classificação Netflix: 5 estrelas

 

9 – Into the Wild | Na Natureza Selvagem (2007)

Into

Início da década de 90. Christopher McCandless (Emile Hirsch) é um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada pela Dakota do Sul, Arizona e Califórnia ele conhece pessoas que mudam sua vida, assim como sua presença também modifica as delas. Até que, após dois anos na estrada, Christopher decide fazer a maior das viagens e partir rumo ao Alasca.

Classificação Netflix: 4 estrelas

 

10 – Um Sonho Possível (2010)

Um

Michael Oher (Quinton Aaron) era um jovem negro, filho de uma mãe viciada e não tinha onde morar. Com boa vocação para os esportes, um dia ele foi avistado pela família de Leigh Anne Tuohy (Sandra Bullock), andando em direção ao estádio da escola para poder dormir longe da chuva. Ao ser convidado para passar uma noite na casa dos milionários, Michael não tinha ideia que aquele dia iria mudar para sempre a sua vida, tornando-se mais tarde um astro do futebol americano.

Classificação Netflix: 5 estrelas

 

11 – Sempre ao Seu Lado (2009)

Sempre

um filhote de cachorro da raça akita, conhecido por sua lealdade. Sem ter como deixá-lo na estação, Parker o leva para casa mesmo sabendo que Cate (Joan Allen), sua esposa, é contra a presença de um cachorro. Aos poucos Parker se afeiçoa ao filhote, que tem o nome Hachi escrito na coleira, em japonês. Cate cede e aceita sua permanência. Hachi cresce e passa a acompanhar Parker até a estação de trem, retornando ao local no horário em que o professor está de volta. Até que um acontecimento inesperado altera sua vida.

Classificação Netflix: 4,5 estrelas

 

12 – A Lista de Schindler (1993)

A

A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, “armador”, simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

Classificação Netflix: 5 estrelas

 

13 – Gênio Indomável (1998)

Gênio

Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

Classificação Netflix: 4,5 estrelas