19/08/2017 13:54
Gastronomia / Roteiros Gastronômicos

Os 7 melhores restaurantes do momento em São Paulo

Saiba por que eles mal abriram as portas e já vivem cheio de gente

3595    22

Marcelo
por Marcelo Albuquerque

A revista eletrônica Loui São Paulo reuniu seis dos melhores restaurantes do momento em São Paulo. A lista é tão boa que o Curta Mais resolveu compartilhar aqui com seus leitores. Tomamos a liberdade para incluir mais uma indicação, o Tartuferia San Paolo que, como o próprio nome revela, é especializada em servir pratos à base da famosa e rara iguaria tipicamente italiana, a Trufa.

Confira a lista e bom apetite:

 

TARTUFERIA SAN PAOLO

taruferia

Foto: Divulgação

Original e moderníssima, a Tartuferia San Paolo é uma das melhores experiências gastronômicas da cidade. Em dois endereços, a casa se diferenciou por oferecer a famosa e rara iguaria italiana, uma mais apreciadas em todo o mundo: as trufas. A casa bomba todos os dias. Recomendamos fazer reserva.

Endereço: Alameda Lorena, 1906 e Rua Oscar Freire, 155 - Jardim Paulista, São Paulo, https://www.facebook.com/tartuferiasanpaolo/

Telefone: (11) 3831-8072

 

LILU

O tartar de wagyu e o peixe do dia com abóbora e missô servidos no Lilu (fotos: divulgação)

O tartar de wagyu e o peixe do dia com abóbora e missô servidos no Lilu (fotos: divulgação) 

Ninguém entendeu muito bem a saída do chef André Mifano, em 2015, do italiano Vito, no qual fez enorme sucesso privilegiando receitas com carne de porco. E nem por que o apresentador do programa “The Taste Brasil”, do canal GNT, ficou quase dois anos sem um restaurante para chamar de seu. O que importa é que a espera valeu a pena. Aberto no finzinho do ano passado, o pequeno Lilu é apontado como a grande novidade gastronômica da temporada.

É possível avistar o chef trabalhando mesmo da rua – a fachada e a cozinha são envidraçadas e do imóvel foram mantidas apenas as paredes laterais de tijolinhos, pintadas de branco. Ele elaborou um cardápio sem distinção entre pratos principais e entradas e só com receitas para compartilhar. Se bem que não há problema algum em devorar sozinho o ótimo tartar de wagyu, feito com patinho picado na ponta da faca e misturado a picles, flocos de milho e brotos de alho poró, ou o arroz de domingo, preparado com rabada, linguiça portuguesa, couve e dois ovos.

Chegou lá e a espera vai ser longa? Aproveite para explorar a carta de drinks, assinada pelo bartender Jean Ponce, do Guarita Bar. Recomendamos o buurbon, união de bourbon Bulleit, mate, limão, calda de especiarias e um ramo de alecrim, e o lilu tônico, uma versão do gim-tônica com calda de açafrão-da-terra e folhas de pitanga e limão.

Onde fica: Rua Francisco Leitão, 269, Pinheiros, São Paulo, facebook.com/restaurantelilu

 

MODERN MAMMA OSTERIA

O pici com ragu de linguiça, porcini e creme de grana padano é um dos acertos do Modern Mamma Osteria (fotos: divulgação)

O pici com ragu de linguiça, porcini e creme de grana padano é um dos acertos do Modern Mamma Osteria (fotos: divulgação) 

Com uma dupla de peso por trás, os chefs Paulo Barros e Salvatore Loi, esse último com um currículo que inclui uma longa e reluzente passagem pelo Fasano, o Modern Mamma Osteria arrebanha uma infinidade de clientes desde que abriu as portas, no fim do ano. Sócios no extinto Girarrosto, eles preparam agora clássicos italianos dos quais é impossível enjoar, a exemplo do spaghetti alla carbonara ou do spaghetti ao cacio e pepe com porcini. Ou dá para enjoar desses pratos?

Da lista de massas frescas, merecem elogios o pici com ragu de linguiça, porcini e creme de grana padano e o fagottini com ragu de panceta, cebola caramelada e fonduta de pecorino. O nhoque pode vir recheado com ossobuco, com cabrito ao molho do assado com tomilho e, no de espinafre, com mussarela ao sugo.

Antes de escolher o prato principal, não deixe provar uma das polentas, que chegam fumegantes e são ideais para dividir – a rústica leva linguiça, espinafre e queijo canastra. E guarde espaço para outro hit da casa, o irrecusável tiramisu, também para duas pessoas.

Onde fica: Rua Manuel Guedes, 160 - Itaim Bibi, São Paulo, facebook.com/modernmamma/

 

TANIT

O ambiente do Tanit e o irresistível fideuá de lulas (fotos: divulgação)

O ambiente do Tanit e o irresistível fideuá de lulas (fotos: divulgação) 

Polvo grelhado sobre arroz negro com tinta de lula e aioli. Fideuá com lulas e caldo de camarão. Lulas na chapa com alho, salsinha e maionese picante. Aberto em abril do ano passado, o restaurante Tanit convida a clientela a se transportar para a região do Mediterrâneo pelo paladar.

Mas o menu também lista boas pedidas que não têm nada a ver com o mar, como o leitãozinho com pele crocante e purê de cenoura e o steak tartar montado num osso com pedaços de tutano.

Quem comanda a cozinha é o chef catalão Oscar Bosch, que foi responsável pelas caçarolas do extinto restaurante Eñe e de uma elogiada empresa de catering, a CookMe. Filho de Joan Bosch, dono de um restaurante no litoral da Catalunha com 1 estrela no “Guia Michelin”, Oscar é casado com a chef pâtisserie brasileira Beatriz Bosch. É a responsável, aliás, pelas sobremesas do Tanit, a exemplo da imperdível torta de Santiago.  

Onde fica: Rua Oscar Freire, 145, Jardins, São Paulo, facebook.com/restaurantetanit/

 

PICCOLO

O ambiente interno do Piccolo e o bife de costela (fotos: Tadeu Brunelli/Flavio Teperman/divulgação)

O ambiente interno do Piccolo e o bife de costela (fotos: Tadeu Brunelli/Flavio Teperman/divulgação) 

Aberto em 2015 no chamado Baixo Pinheiros, o Più conquistou uma vasta e fiel clientela com receitas italianas bem executadas e a preços aceitáveis. Tanto que o chef Marcelo Laskani, o maître Maurício Cavalcante e os demais sócios da casa já replicaram a fórmula em outro endereço. Batizado de Piccolo, o caçula do Più funciona desde fevereiro na Rua dos Pinheiros.

Comandado no dia a dia pelo chef Marcelo Milani, ocupa um pequeno sobrado com 48 lugares próximo ao Le Jazz, de quem deverá arrebanhar alguns clientes, já que as filas no bistrô não são brincadeira.

Milani prepara entradas como vieiras ligeiramente seladas com ovas de esturjão em emulsão de limão tahiti e principais como ravioli recheado com vitelo, foie gras, molho Rossini, purê de cenoura e cogumelos frescos. Maturado a seco, o bife de costela vem acompanhado de tartar de cogumelos e salada de folhas. Só elogios.

Onde fica: Rua dos Pinheiros, 266, Pinheiros, São Paulo, facebook.com/Piccolo

 

SYMPA

As vieiras e o polvo, ambos servidos grelhados, são duas escolhas sem erro no Sympa (fotos: Raphael Criscuolo/divulgação)

As vieiras e o polvo, ambos servidos grelhados, são duas escolhas sem erro no Sympa (fotos: Raphael Criscuolo/divulgação) 

Instalado no endereço do extinto Epice, o Sympa é tocado com entusiasmo e criatividade pelo chef mineiro Thiago Cerqueira, que já passou pelo Allez, Allez!, Le Repas, Brasserie e Tartar & Co, entre outras casas.

Trata-se de um francês, mas bem mais informal e moderno que os tradicionais restaurante do gênero, como prova o filé-mignon à Bordelaise, guarnecido de mil-folhas de pupunha. Ou o magret du canard, que chega à mesa com um toque agridoce e acompanhado de mandioquinha assada, maçã e cogumelos.

Difícil resistir às vieiras grelhadas com purê de ervilha, picles de maçã verde e cubinhos de pancetta e ao polvo grelhado com purê de milho doce, farofa de pancetta e vinagrete de morcilha. Antes de se decidir, prove o drink da casa, união de whisky, geléia de maracujá, limão-siciliano e maple syrup. E, antes do café e da conta, renda-se à trilogia de chocolate, que dispensa apresentação.

Onde fica: Rua Haddock Lobo, 1.002, Cerqueira César, São Paulo, www.facebook.com/symparestaurante/

 

CASA RAVIOLI

O polpettine ao molho de tomate e gorgonzola e o salão da Casa Ravioli (fotos: divulgação)

O polpettine ao molho de tomate e gorgonzola e o salão da Casa Ravioli (fotos: divulgação)

Ao resumir a proposta de seu novo restaurante, a Casa Ravioli, o chef Roberto Ravioli declarou que prefere "deixar a modernidade para a garotada". Foi uma maneira educada de afirmar que ele não tem muita paciência para as últimas tendências gastronômicas ou para a enorme fama adquirida por boa parte dos chefs da nova geração. Gourmetização? Quem pergunta a opinião dele sobre isso corre o risco de ouvir um palavrão na resposta.

Foi com essa espontaneidade toda – aliada a uma inegável competência na cozinha e a participações em programas como o da Ana Maria Braga – que Ravioli virou um dos chefs mais queridos do país.

Aberto no fim do ano, o Casa Ravioli encanta por servir clássicos como nhoque ao molho de tomate e queijo fontina, milanesa de porco com batatas ao forno, spaghetti ao pomodoro com polpette e linguine ao vongole. Quem disse que a garotada não vai em peso?

Onde fica: Rua Joaquim Antunes, 197, Jardim Paulistano, São Paulo,

NOTÍCIAS RELACIONADAS

694   

10 hamburguerias para conhecer em São Paulo

+ Gastronomia

10 hamburguerias para conhecer em São Paulo

Lista para você que mora na cidade ou está de visita


705   

9 lugares para comer 24 horas em São Paulo

+ Gastronomia

9 lugares para comer 24 horas em São Paulo

Todos os tipos de comida espalhadas pelos bairros da cidade


503   

Restaurante paulistano D.O.M é premiado pelo Guia Michelin

+ Gastronomia

Restaurante paulistano D.O.M é premiado pelo Guia Michelin

Foi o único restaurante que obteve duas estrelas


4014   

La Macca é nova opção de alta gastronomia no Jardins em São Paulo

+ Gastronomia

La Macca é nova opção de alta gastronomia no Jardins em São Paulo

O espaço gastronômico recebeu investimento de R$ 5 milhões


2466   

Estes são os 50 melhores restaurantes do mundo em 2017

+ Gastronomia

Estes são os 50 melhores restaurantes do mundo em 2017

Restaurante D.O.M., de Alex Atala, é o único brasileiro que aparece na cobiçada lista; veja o ranking:


3549   

As 10 melhores hamburguerias de São Paulo

+ Gastronomia

As 10 melhores hamburguerias de São Paulo

O ranking foi feito com base nos comentários e opiniões dos próprios consumidores


8992   

10 restaurantes em São Paulo que você precisa conhecer

+ Gastronomia

10 restaurantes em São Paulo que você precisa conhecer

Endereços gastronômicos imperdíveis para quem mora ou visita a capital paulista


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2017. Todos os direitos reservados.