22/07/2019 21:59
Bem-Estar / Saúde

Vacinação contra o vírus Influenza começa na próxima segunda (23), em Uberaba

Campanha terá atendimento ampliado em locais estratégicos

Adelina
por Adelina Lima

Começa na próxima segunda-feira, dia 23 de abril, a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Neste ano, em Uberaba, a Secretaria Municipal de Saúde oferecerá ao público horários diferenciados para vacinação em três unidades de Saúde da cidade. Os locais foram definidos estrategicamente por suas localizações, e o horário de atendimento estendido nas salas de vacinação, campanha nacional já começa na segunda-feira e vai até o dia 1º de junho.

As unidades definidas para o horário especial são o Centro de Saúde Eurico Vilela, da rua 13 de Maio (ao lado do Corpo de Bombeiros), a Unidade Básica de Saúde Dr. Roberto Árabe Abdanur, que fica no Bairro Mercês, e a Unidade de Saúde do bairro Abadia, na avenida Orlando Rodrigues da Cunha. Estes locais terão atendimento com horário estendido até 21h, de segunda a sexta-feira, e neste período extra o atendimento será exclusivamente para vacinação contra a Influenza. Os outros serviços, inclusive atualização do cartão de vacina, continuam disponíveis apenas no horário normal de atendimento de cada unidade.

Pessoas com mais de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, portadores de comorbidades clínicas, trabalhadores de saúde que atuam em serviços com atendimento público, professores, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional compõe os grupos de risco que devem ser vacinados.

Saiba mais

A influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório. É de elevada transmissibilidade e distribuição global, com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais e também podendo causar pandemias. A transmissão ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir, espirrar ou pelas mãos, que após contato com superfícies recém‐contaminadas por secreções respiratórias pode levar o agente infeccioso direto a boca, olhos e nariz.

Em 2018 a meta é vacinar, pelo menos, 90% de cada um dos grupos prioritários. A estimativa total é que serão vacinadas mais de 54,4 milhões de pessoas no Brasil. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, estima-se a ocorrência de casos da influenza pode variar de leve a grave e até a morte. A hospitalização e a morte ocorrem principalmente entre os grupos de alto risco. Em todo o mundo, estima-se que epidemias anuais resultem em cerca de 3 a 5 milhões de casos de doença grave e cerca de 290.000 a 650.000 mortes.

A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia comprovada grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Foto capa: reprodução internet

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Bem-Estar

Meditação é opção para relaxar e repor as energias no pós-carnaval em Uberaba

A prática é aberta a pessoas de todas as idades


+ Bem-Estar

Grupo faz prática de yoga aberta ao público em parque de Uberaba

O evento vai acontecer no dia 16 de julho a partir das 9h


MAIS LIDAS DE HOJE

+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.