24/05/2019 23:11
Mais Cultura / Exposições

10 museus para visitar e aproveitar um bom passeio cultural em Uberlândia e região

Cada museu tem uma característica, um enfoque e recebem diversas exposições temporárias

Adelina
por Curta Mais

Que Minas Gerais é um estado riquíssimo culturalmente nós já sabemos! E no Triângulo Mineiro os museus são uma ótima opção para conhecer ou revisitar seja durante a semana ou feriado. Pensando nisso, o Curta Mais selecionou 10 lugares em Uberlândia, Uberaba e Araguari com entrada gratuita e que valem a visita.

Uberlândia

1 - Museu Universitário de Arte (MUnA)
Em Uberlândia o Museu Universitário de Arte (MUnA) está com uma mostra realizada por um grupo de teatro da cidade, até 6 de agosto. O museu funciona como uma extensão do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Ele conta com exposições, oficinas e um grande acervo de obras de arte modernas e contemporâneas. O MUnA incentiva os artistas locais e a cultura na região. E a entrada é gratuita.

Localização: Rua Coronel Manoel Alves, 309, Bairro Fundinho.
Funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 18h30, sexta-feira das 8h30 às 21h e sábado, das 10 às 17h.
Informações no telefone (34) 3231-7708.

2 - Museu Municipal de Uberlândia
Funciona no Palácio dos Leões, na Praça Clarimundo Carneiro. O museu faz parte do Conjunto Arquitetônico da cidade de Uberlândia e conta com objetos e um acervo bibliográfico da história do município. A entrada é gratuita. O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. Informações pelo telefone (34) 3235-0971.

3 - Museu de Arte Sacra da Diocese de Uberlândia
Dedicado à exposição e restauração de arte sacra. As peças que compõe o museu foram doadas por padres, bispos e por artistas contemporâneos da cidade. O acervo é propriedade da Diocese de Uberlândia. E a entrada é gratuita. O museu fica na Avenida dos Mognos, 355, Bairro Jaraguá. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h. O contato é (34) 3224-6932 ou 9297-0060.

4 - Museu da Biodiversidade do Cerrado
Fica localizado no Parque Municipal Victório Siqueroli e a entrada é gratuita. O MBC tem como missão divulgar o conhecimento científico acerca da biodiversidade do bioma Cerrado e suas inter-relações com outros biomas do Brasil e do mundo, realizando ações de popularização da ciência e extensão universitária. Em um dos cantos do local, os visitantes podem ver a pele de uma sucuri de 5,5 m e com mais de 30 anos de idade. Outras serpentes existentes no museu são a jararacuçu e a jibóia. Além disso, estão expostas diversas aves, como gavião, corujas e o carcará. Existem também répteis como jacarés. No local, as crianças também se divertem com os exemplares de jaguatirica, cachorro do mato, raposa, tatu canastra e uma grande quantidade de insetos expostos no museu.

Endereço: Av. Nossa Senhora do Carmo, 707, Bairro Jardim América 
Funcionamento: de terça a domingo, das 8h às 17h30.

5 - Museu de Minerais e Rochas
No local há uma exposição permanente de rochas, minerais e também fósseis que foram coletados em várias regiões do país. O museu fica dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e tem disponível um grande acervo bibliográfico na área de geologia e de engenharia. A entrada é gratuita e aberta para os estudantes e a comunidade.

Endereço: Campus Santa Mônica da UFU, no Bloco 1Q
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h

7 - Museu do Índio

O Museu do Índio foi criado em 1987 e está vinculado à Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) da UFU. No acervo, com aproximadamente 2.500 objetos, os visitantes podem encontrar cerâmica, plumária, trançados, armas, indumentária, artefatos mágicos e lúdicos. Tudo isso disponível para que a comunidade conheça e valorize os bens culturais indígenas.

Endereço: Av. Vitalino Rezende do Carmo, 116 - Bairro Santa Maria
Horário de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. Visitas de grupos neste horário ou em outros períodos devem ser agendadas.

6 - Museu DICA

O Museu DICA (Diversão com Ciência e Arte), fica dentro do Parque Municipal da Gávea. Lá, os visitantes podem conhecer as praças temáticas dele, como a da Física, a Passarinhos, a Tabela Periódica, a Carbono, a Trilha do sistema solar, além do quiosque de exposições. Frequentemente o museu oferece atividades para a comunidade externa como o Cine Dica, o Telescópio Itinerante, o Dica Itinerante, a Observação com Telescópio, o Ciência Viva e o Brincando e Aprendendo.

Endereço: Parque Municipal da Gávea. Av. dos Vinhedos, número 555
Horário de funcionamento: Terça a sexta, das 8h às 17h; Sábado e domingo, das 8h às 12h.

Uberaba 

8 - Museu de Arte Decorativa (Mada)
O museu fica em uma fazenda construída no ano de 1916. Em seu interior se encontra uma grande biblioteca, objetos em porcelana e móveis da década de 1920. A entrada é gratuita. A fazenda fica na Rua Maria de Lourdes Melo Colli, s/n. O contato é (34) 3338-9409 e funciona da terça a sexta-feira, das 12h às 17h30. No sábado a visitação é aberta das 8h às 11h30.

9 - Museu de Arte Sacra (MAS)
O museu fica em uma igreja que foi construída em 1854 e conta com um grande acervo em peças barrocas dos últimos séculos. O museu tem peças que foram doadas pela Cúria Metropolitana, como vestes sacras. A entrada é gratuita. O endereço é Praça Manoel Terra, s/n. O telefone é (34) 3316-9886. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 12h às 17h30 e sábado 8h às 11h30.

Foto: Daniel Magalhães

10 - Casa de Memórias e Lembranças Chico Xavier
A residência de Chico Xavier agora é um museu e local de visitas para quem quer conhecer as origens do médium. A casa está com os móveis e presentes pessoais dele. A entrada é gratuita. A casa fica na Rua Dom Pedro I, 165, Parque das Américas e funcina de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 17h30. No sábado, das 8h às 12h. informações pelo Telefone (34) 3336-5967.

11 - Museu dos Dinossauros
Com um grande acervo de fósseis de dinossauros e outros vertebrados, o museu é instalado em uma antiga estação ferroviária e também conta com imagens que explicam a evolução da vida, cenários e imagens de vegetais e animais que viveram há muitos anos em Uberaba. Está localizado na BR 262, km 784, Bairro de Peirópolis. Contato pelo telefone (34) 3338-1526. O funcionamento é de terça a sexta-feira, das 8h às 17h. Sábado, domingo e feriados, das 8h às 17h30. Entrada paga.

Em Araguari:

12 - Museu do Ferroviário
Funciona no Palácio dos Ferroviários, um grande prédio da década de 1920. O museu preserva fotos, objetos, documentos e equipamentos de segurança que fizeram parte da vida dos trabalhadores ferroviários da cidade. Para realizar visita é preciso fazer agendamento pelos telefones (34) 3690-3105 e 3690-3242. O endereço é Praça Gaioso Neves, 129, Bairro Goiás.

Foto: Eliseu Neto

Foto capa: LEN l UFU l Divulgação 

NOTÍCIAS RELACIONADAS

+ Mais Cultura

Exposição fotográfica sobre crianças autistas é realizada em Uberlândia

Mostra tem o objetivo de desmistificar conceitos relacionados à síndrome


+ Mais Cultura

Exposições artísticas gratuitas para ir em Uberlândia nesta semana

Montagens estão expostas em diversos museus e galerias da cidade


+ Mais Cultura

Pianista chinesa abre temporada de Concertos Tribanco em Uberlândia

Recital de piano será apresentado no Teatro Municipal de Uberlândia


+ Mais Cultura

Mercado Municipal de Uberlândia recebe exposição ‘Esculturas Sonoras’

Visitantes poderão ver instrumentos musicais feitos a partir de peças descartáveis


+ Mais Cultura

Exposição fotográfica Mulher sem Filtro recebe visitação em Uberlândia

Mostra fica até o dia 17 de março, no horário de funcionamento do shopping


+ Mais Cultura

Artista mineiro expõe nova tendência da arte mundial e ecológica em Uberlândia

Exposição "Arte, Sustentabilidade e Design" recebe visitação até março


+ Mais Cultura

Uberlândia recebe concerto com músicas natalinas e dos filmes Piratas do Caribe, Frozen e O Mágico de Oz

Orquestra Experimental Uberlândia e Conjunto Vocal e instrumental ClaraVoz se apresentam hoje


+ Mais Cultura

Praça Clarimundo Carneiro e outros espaços de Uberlândia recebem recitais de Natal

Apresentações são realizadas pelos alunos da Escola Cidade da Música


+ CLUBE DE VANTAGENS CURTA MAIS

Curta Mais 2019. Todos os direitos reservados.