2019 começa com chuva de meteoros e ‘Superlua de sangue’

O fenômeno pode ser observado a partir do território de vários continentes

developer
Por developer

O primeiro eclipse total do ano vai acontecer já na noite do dia 20 para 21 de janeiro e poderá ser visto do Brasil. Além de estar mais perto da Terra e, por isso, parecer maior do que o habitual, a Lua deve ficar com um tom avermelhado, o que faz com que o fenômeno seja apelidado de “Superlua de sangue”.

O melhor momento para observar o eclipse será às 3h12 (de Brasília) do dia 21 de janeiro. Habitantes da América do Norte, América do Sul, Europa Ocidental e África poderão apreciar o fenômeno.

Mas as oportunidades de ver uma super lua não ficam por aqui. Dias 19 de fevereiro e 21 de março este fenômeno astronômico volta a embelezar o céu.

Chuva de Meteoros

O ano começa com uma longa chuva de estrelas: as Quadrântidas. A chuva de meteoros das Quadrântidas está ocorrendo desde 28 de dezembro e prolonga-se até 12 de janeiro. O pico acontece entre 3 e 4 de janeiro, ou seja, entre hoje e amanhã. Em comparação com a maioria das outras chuvas de meteoros, as Quadrânticas são raras porque se acredita que são resultado de um asteróide. Tendem também a ser mais fracas e com menos “brilho” no céu. Para além das Quadrântidas, haverá outras chuvas de estrelas ao longo do ano.