5 exposições artísticas gratuitas de Uberlândia em cartaz neste mês

Entre elas, “Presépio natalino” retrata o nascimento de Jesus no ambiente urbano

developer
Por developer

O dinamismo e a criatividade se fundem nos espaços culturais de Uberlândia. Para quem curte arte, as exposições proporcionam uma interessante mistura de gostos e troca de experiências. No período de férias a cidade mineira recebe atraentes eventos urbanos e feiras de arte que demonstram uma cena artística em constante evolução. Por isso, identificamos as cinco melhores exposições gratuitas que você não pode deixar de conferir.

 

1. “Corpos (in)Dóceis”

Corpos (In)Dóceis traz imagens de Paulo Augusto que mostram sua atividade como repórter fotográfico, comparecendo às delegacias policiais para flagrar os atos de captura e reclusão de algum sujeito infrator. Há um jogo entre a ação de querer ver e as reações de não se deixar ser visto, denotando a maneira como ambos se percebem.

Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook

Quando: até 27 de janeiro

Onde: Museu Universitário de Arte – MUnA

Que horas: segunda a quinta, das 8h30 às 18h30; sexta, das 8h30 às 21h; e sábado, das 10h às 17h.

 

2. “Praça Siteótica”

Em “Praça Siteótica”, a artista Andressa Boel promoveu uma ação artística no bairro Santa Luzia, que contou com a ajuda da comunidade. O resultado foi a transformação da Praça Said Chacur. Todas as etapas do projeto foram registradas e seguem expostas também no MUnA até o final do mês.

Quando: até 27 de janeiro

Onde: Museu Universitário de Arte

Que horas: segunda a quinta, das 8h30 às 18h30; sexta, das 8h30 às 21h; e sábado, das 10h às 17h.

 

3. “Presépio Natalino”

A exposição do artista Rossani Rossi, está acontecendo pela terceira vez na Casa de Cultura. A obra “Presépio natalino” engloba mais de 1100 peças e 130 personagens, todos no modelo napolitano, que retrata o nascimento do menino Jesus. Inspirado nas típicas aldeias italianas medievais, o artista retrata o cotidiano dos personagens com muitas cores e movimentos.

Quando: até 31 de janeiro

Onde: Galeria Geraldo Queiroz da Casa da Cultura, localizada na Praça Clarimundo Carneiro, 204 – Centro

Que horas: de segunda a sexta das 12h às 18h.

 

4. “Quando olho para trás, vejo o futuro”

Juny kp! é autor da exposição que retrata as influências que o ambiente urbano causa na arte e vice-versa. Uma vez perdida a crença ingênua na natureza, a arte vai se amparar quase que exclusivamente no urbano. Criado dentro da cultura do hip hop, o artista faz um trabalho interessante levando arte para as ruas, e que alcançou também as galerias de arte.

Foto: Reprodução/Facebook

Foto: Reprodução/Facebook

Quando: até 25 de janeiro

Onde: Galeria de Arte do Mercado Municipal Local: rua Olegário Maciel, 255, centro (subindo a rampa)

Que horas: das 12 às 18h.

 

5. “Babi para sempre”

Bárbara Helena Castellani mais conhecida como “Babi Castellani”, falecida em fevereiro de 2017, foi uma artista plástica e professora de Uberlândia. O talento de quem transformava disquetes, CDs arranhados e outros eletrônicos em peças de arte como brincos, pulseiras e colares, foi eternizado numa mostra que reúne obras de 13 artistas e designers. 

Quando: até 31 de janeiro

Onde: Sala de Experimentações Visuais da Casa da Cultura Endereço: praça Clarimundo Carneiro, 89, Fundinho

Que horas: das 12h às 18h.