7 esportes e atividades aquáticas para praticar em Uberlândia

O vasto potencial hídrico proporciona modalidades como caiaquismo, mergulho entre outras

developer
Por developer

Uberlândia conta com um vasto potencial hídrico e por ser localizada num ponto estratégico no mapa do Brasil, a cidade tornou-se, na última década, uma das referências nacionais na prática de modalidades como mergulho, canoagem e stand up paddle em água doce. Com pelo menos, 15 pontos de mergulho catalogados nas represas que margeiam a cidade e no rio Uberabinha, o município dispõem de empresas especializadas em fornecer equipamentos, cursos e apoio para quem quiser se aventurar nas águas da região.

Quem nasceu para a aventura, ama superar limites, vencer desafios e desbravar novos territórios, não pode deixar de ver essa lista das 7 melhores atividades e esportes aquáticos que podem ser praticados em Uberlândia:

1. Mergulho

O mergulho é o tipo de esporte que exige treinamento, prática e, para quem não é profissional, um instrutor. O mergulho exige uma série de equipamentos e técnicas de descompressão que devem ser devidamente ensinadas. Apesar de todos os cuidados, é um esporte que vale muito a pena praticar. 

2. Canoa Havaiana

A canoa havaiana é uma atividade cuja estrutura principal é uma embarcação a remo, com um flutuador lateral que dá estabilidade aos praticantes. Existem alguns tipos de canoas, variando de acordo com os números de lugares, sendo desde individual, duplas, com quatro lugares, e as mais tradicionais, de 6 lugares.

3. Caiaquismo

O caiaque nasceu na Groenlândia e existe desde tempos imemoriais, servindo de meio de pesca e trabalho aos esquimós. Caiaque significa na língua local “Barco de Caçador”, e seu uso era permitido exclusivamente aos homens, que empregavam ossos de baleia, peles e tripas de focas para a construção dessa curiosa embarcação. Já o Caiaquismo é um esporte náutico, praticado com canoa ou caiaque, sendo modalidade Olímpica desde 1936.

4. Stand Up Paddle

Essa modalidade é a que mais cresce em águas brasileiras. Além de ser mais fácil de se equilibrar na prancha, ela pode ser praticada em lagoas, rios e mares com águas calmas. Sua prática consiste em ficar de pé em cima da prancha e remar pequenas ou grandes distâncias. Ela possui várias categorias, como a SUP Race e SUP Surf que necessita de pranchas especiais para que o praticante possa remar a favor do vento e da correnteza.

5. Rafting

O Rafting é um esporte radical definido como “descida de rios com corredeiras em botes infláveis”. Nesta atividade, quem manda é o rio. Corredeiras, redemoinhos, ondas, pequenas cachoeiras: desbravar um curso d’água em um bote inflável é a grande graça do esporte.

6. Bola Inflável/Water Ball

Manter o equilíbrio é o grande desafio do ‘Water Ball’. A atividade oferece um verdadeiro teste físico dentro de uma bolha que fica sob a água, ou piscinas preparadas especialmente para a aventura.

7. SUP Yoga

O Stand Up Paddle Yoga (SUP YOGA) é uma modalidade em que os movimentos da yoga são adaptados e executados em cima da prancha. A prática exige muita concentração e equilíbrio. Os adeptos da yoga flutuante ainda desenvolvem autoconfiança e consciência corporal na hora de executar os movimentos. Além disso, os praticantes têm uma ótima oportunidade para meditar junto com o balanço d’água.

Em Uberlândia as empresas especializadas que ofertam essas modalidades são a Náutica Triângulo, Bora Remá e Wberdiver.

Náutica Triângulo:  (034) 99216-8429/ Página do Facebook/ Site

Bora Remá: Rua Coronel Severiano, esquina com Felisberto Carrijo – nº 59 / Contato: (34) 99220-1604/ Página do Facebook

Wberdiver: Rua Mangue, 185/ Contato: (34) 99107-7011/ Página do Facebook

(Fotos/Capa: reprodução internet)