Cachoeira da Argenita atrai quem busca tranquilidade e aventura a pouco mais de 200 km de Uberlândia

A belíssima cascata tornou-se Patrimônio Cultural de Ibiá e sinônimo de preservação

developer
Por developer

Turismo ecológico com a presença de exuberantes cachoeiras e belas paisagens naturais, além da irresistível comida mineira, fazem de Ibiá, município localizado a pouco mais de 3 horas de Uberlândia e 330 km de Belo Horizonte, um convite para o ecoturista ávido por aventura e também para aqueles que só desejam passar uma temporada longe do estresse presente nos grandes centros urbanos.

Um dos cartões-postais da cidade é sem dúvida a cachoeira da Argenita, que leva o nome do bucólico distrito Argenita, onde o visitante poderá apreciar a típica arquitetura do interior de Minas Gerais. A cachoeira possui três quedas – sendo que a mais alta possui cerca de 50 metros – que formam grandes piscinas naturais. Muitos visitantes aproveitam para praticar o rapel no local, que foi tombado como patrimônio cultural, para garantir a preservação da biodiversidade da região.

Fotos: Fabio Rage

O acesso a cachoeira da Argenita é considerado difícil, gasta-se pelo menos uma hora de carro para chegar ao local, grande parte do percurso é feito em estradas não pavimentadas . E ao chegar no leito do rio, é necessário realizar um “aquatrekking”, para alcançar sua queda principal. Mas apesar do percurso ser um pouco complicado, a beleza do local é gratificante.

Onde fica: Localiza-se na Serra da Bocaina, distrito de Argenita, acerca de 25 km da cidade de Araxá.