CPTEC, Defesa Civil e Marinha emitem alerta de tempestade em Minas Gerais, Rio e São Paulo

População deve ter atenção nas áreas consideradas de risco para enchentes e deslizamentos

developer
Por developer

A chegada de uma nova frente fria vai trazer chuva a região a partir desta terça-feira (12), prevêem os meteorologistas. Segundo o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec), a frente chega pelo litoral norte paulista, onde a chuva deve ser intensa nos próximos dias. Por isso, a Defesa Civil e a Marinha emitiram alertas de precipitação, vento e mar agitado para pedir atenção nas áreas consideradas de risco. A expectativa é de acumulados acima dos 100 milímetros.

De acordo com o Cptec, a mudança no tempo é resultado da atuação de uma zona de convergência entre o litoral norte e o sul de Minas Gerais. A movimentação deixa a água mais aquecida na costa do Atlântico Sul e favorece a formação de tempestades.

Conforme as previsões, nas áreas indicadas poderão ocorrer pancadas de chuva acompanhadas de raios. Localmente a chuva poderá ser intensa e vir acompanhada de rajadas de vento e/ou queda de granizo. As piores situações estão previstas para São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro e Minas Gerais.

A Marinha alertou que os ventos a partir desta noite podem atingir 60 km/h, com rajadas. O alerta tem validade até a manhã de quinta (14 ). Em regiões litorâneas, os ventos podem provocar ondas de até 3 metros.

(Foto: Agência Estadual de Notícias)