Festival Timbre Instrumental traz bandas de Pernambuco, São Paulo e Distrito Federal à Uberlândia

As apresentações serão feitas em diversos locais da cidade

developer
Por developer

Com a proposta de experimentar sons e amplificar o volume da música instrumental, Uberlândia receberá, entre os dias 28 e 30 de junho, o Festival Timbre Instrumental. A programação conta com a apresentação de oito bandas de Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo e Distrito Federal. A entrada é gratuita em dois dias do evento.

De acordo com o produtor e curador do festival, Gabriel Caixeta Magalhães, o Timbre Instrumental surgiu a partir das andanças dele em feiras de música por todo o Brasil e até fora dele. Em diversas rodadas de negócios, momentos onde membros de bandas ou produtores apresentam seus trabalhos para eu, como curador musical, avaliar, comecei a atender muitas bandas instrumentais, projetos musicais incríveis que eu acabava não conseguindo colocar na programação do Festival Timbre, somado a isso também tem o desafio de fazer o público conhecer esses artistas, ver o quanto a música instrumental é rica e diversa”, diz. 

Para escolher as bandas que se apresentariam no festival, Magalhães explica que ele e os outros organizadores pensaram inicialmente no conceito de experimentação de sons. Depois disso, compuseram uma programação com diferentes parcerias, mas que expressasse justamente o conceito definido. 

“Na sexta, temos a tradição da música regional com o experimentalismo do jazz, tocado por grupos de respeito da cidade como Orquestra Sesc de Viola e Udi Jazz Big Band. No sábado, diferentes vertentes do rock instrumental como o post rock da Sick, surf music da Light Strucks, o inovador surf cumbia dos The Raulis de Recife e da Capital Federal, a banda Muntchako para balançar o esqueleto. Já no domingo um DUO da nova geração de violeiros, o paulista Arnaldo Freitas e o mineiro Fernando Sodré com o projeto ‘Um Brasil na Dez Cordas’ apresentam o que há de melhor na música executada com a viola caipira”, finaliza. 

Confira a programação completa do evento:

Festival Timbre Instrumental
Que dia: 28 de junho (sexta-feira)
Que horas: 18h30
Onde: Praça Clarimundo Carneiro
Atrações: Orquestra Sesc de Viola e Udi Jazz Big Band
Entrada: Gratuita

Que dia: 29 de junho (sábado)
Que horas: 16h
Onde: Cervejaria Benedith. Av. Getúlio Vargas, 2.100
Atrações: Light Strucks, Sick, The Raulis (PE) e Muntchako (DF)
Entrada: Gratuita

Que dia: 30 de junho (domingo)
Que horas: 19h
Onde: Alfaiataria. R. Barão de Camargos, 614
Atrações: Duo “Um Brasil nas Dez Cordas” com Arnaldo Freitas (SP) e Fernando Sodré (MG)
Entrada: Couvert artístico

Foto: Yuji Kodato l Divulgação