O que Uberlândia ensina sobre acessibilidade?

Biblioteca Municipal da cidade mineira disponibiliza mais de 400 livros em braile

developer
Por developer

Em Minas Gerais, cerca de 200 bibliotecas públicas disponibilizam algum tipo de serviço voltado exclusivamente para pessoas com deficiência visual. Só em Belo Horizonte, o setor de braile da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa reúne mais de 2.300 títulos. O número do acervo da Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Uberlândia é menor se comparado aos da capital mineira, mas não perde em relevância e nem deixa de facilitar a vida das pessoas cegas da localidade. 


Além das 400 obras escritas em relevo disponíveis para empréstimo à população, a instituição oferta ao longo do ano, um curso gratuito para quem deseja aprender a técnica. As aulas são ministradas de acordo com o surgimento de demanda. Para participar, é necessário informar à Biblioteca sobre o interesse em aprender o método, e os servidores municipais especializados organizarão uma agenda para ensinar o conteúdo. A modalidade não se restringe aos deficientes visuais, o curso é aberto a qualquer pessoa interessada em conhecer mais sobre o braile.

A Biblioteca Municipal de Uberlândia também incentiva a leitura de pessoas que fazem ou não uso da técnica, mostrando ser um centro dinâmico de informação e assumindo um papel proativo na disseminação do conhecimento. O acervo em braile fica numa sala reservada do prédio, cumprindo também a função de espaço pedagógico para visitas guiadas de escolas.

Se você quer levar as obras para a casa, basta possuir um cadastro no sistema. Porém, no caso dos livros em braile, o empréstimo é exclusivo para pessoas com comprometimento da visão.

Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek

Onde: na praça Cícero Macedo, Centro

Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira das 8h15 às 18h45

Outras informações: (34) 3238-5168