Pains-MG repleta de grutas, cavernas e paredões é um destino incrível para os aventureiros de Uberlândia

A cidade mineira é a maior reserva de calcário do planeta

developer
Por developer

Uma pacata cidade localizada no Centro-Oeste de Minas Gerais, se destaca pela enorme quantidade de grutas na região, além do cinturão verde que se sobrepõe às rochas e revela paisagens exuberantes. Pains é aconchegante, com pracinhas charmosas e rotina simples, tem diversas atrações turísticas como o Parque Natural Municipal Dona Ziza, espaço de conservação ambiental, lazer e esporte, e onde também está instalado o Museu Arqueológico do Carste do Alto São Francisco.

Alguns lugares que valem a visita na cidade, são a igreja de Nossa Senhora do Rosário fundada em 1854, e a Praça Juca Maneca patrimônio histórico do município. Sem falar das inúmeras grutas e cavernas, entre elas a Gruta do Éden, do Brega e do Santuário, com suas belezas espetaculares, e ainda a incrível Pedra do Cálice, uma formação rochosa formada a milhares de anos.

Pains tem, em média, duas grutas catalogadas por quilômetro quadrado, tornando-se uma das maiores reservas de calcário do mundo.

Gruta do Brega

Foto: Leonardo Silva

Pedra do Cálice

Foto: Amir Brito

Rastro de São Pedro

Foto: Amir Brito

Outros lugares que também merecem visita são Corumbá que fica a 9km de Arcos, e Arcos que fica a 17km de Pains. 

Antes de se aventurar nas grutas e cavernas recomenda-se contratar um guia especializado com equipamentos que garantam a segurança do passeio. A Espeleotur é uma empresa pioneira no segmento de esportes radicais, passeios em cavernas, rapel, visitas a fazendas antigas, grutas e matas fechadas, localizada em Pains. Além disso, conta com profissionais capacitados para realizar passeios em grupos com segurança e proporcionando maior conhecimento de preservação ambiental aos visitantes. Os passeios podem ser agendados via Facebook ou pelos telefones (37) 9 98580703 – Fabricio Hendrigo ou (37) 9 99024460 – Vinicius Pimentel.

De Uberlândia a Pains: o trajeto mais rápido é pela BR-452 e BR-262, totalizando quase 400km numa viagem com pouco mais de 5 horas de duração.

Foto capa: Amir Brito