Paracatu é um convite para embarcar na boa culinária mineira, nas atrações culturais e no circuito de cachoeiras a pouco mais de 4 horas de Uberlândia

Confira o roteiro com os principais lugares para visitar na cidade mineira

developer
Por developer

Paracatu é o principal município da região noroeste de Minas Gerais e uma cidade bastante atrativa para quem deseja um experimentar um lugar calmo e aconchegante no feriado. Dados históricos mostram que em 1840 o local foi elevado a cidade, e a comarca de Paracatu englobava cidades como Uberlândia, Uberaba e algumas outras do norte do estado.

O centro de Paracatu  é todo recortado, com ruas estreitas e algumas de pedras, becos, e casas do século XIX. A cidade foi tombada como patrimônio cultura brasileiro pelo IPHAN em 2010, e ainda abriga a maior mina de ouro à céu aberto do Brasil.

Centro histórico de Paracatu/ Foto: Prefeitura Municipal de Paracatu

Em toda sua extensão, Paracatu esconde alguns lugares que são verdadeiros paraísos. Além de um núcleo histórico preservado e seus diversos programas culturais, a região reserva uma infinidade de atrativos que merecem destaques, como o belíssimo Circuito das Cachoeiras do Prata. A área abriga as principais quedas d’água do município como a Cachoeira Grande, mais conhecida como Cachoeira do Ascânio, e também as cachoeiras Sarana, Vale Encantado, Altar, Sete Quedas, Teixeira, do Amor, entre outras.

Ultimamente, o Circuito vem se tornando palco dos principais eventos voltados para esportes radicais, como o Enduro a Pé, Corpus Xtreme Camp e o Crosscamp. A região também é ótima para a prática do rapel, caiaquismo e mountain bike.

Além da parte histórica e do ecoturismo, a gastronomia de Paracatu é mais um atrativo para turistas e visitantes. Quem prova da desmamada, da empadinha de capa fina, do bolo de domingo, queijadinha, papa fina e o tradicional pão de queijo garante que a culinária mineira do local despertam sensações que atraem e agradam o paladar.

Hospedagem

Uma boa dica de hospedagem é a Pousada Serra Bonita. O complexo fica bem perto de três belíssimas cachoeiras: a Cachoeira da Barragem a 100m de distância, a Cachoeira do Amor a 250m de distância e a Cachoeira do Ascânio a 800m de distância. A estrutura conta restaurante, áreas de convivência, sanitários masculinos e feminino, suites, camping, trilhas bem delimitadas e estruturadas a disposição dos clientes. Contato: whatsapp (38) 99969-3867.

Principais Cachoeiras de Paracatu

Foto: Cachoeira do Teixeira

Cachoeiras do Geraldo Júnior
Localizada na fazenda América na GO-20 a 26 Km da MG-188 em direção à barragem de Furnas. São várias quedas de água com 2, 4, 6 e 22 metros de altura. Um local especial para descanso e contato com a natureza, fonte de água preservada 100% natural, possibilidade de rapel, passeio ecológico e total harmonia com a natureza. Este aglomerado de cachoeiras se encontra em propriedade particular necessitando de autorização para visitas.

Cachoeira do Desidério
É uma bela cachoeira com 28 metros de queda d’água que forma um poço de 30 m X 40 m de largura. Águas frias e cristalinas fazem deste lugar um fabuloso oásis no cerrado. A cachoeira esta em propriedade particular sendo necessário autorização para visitá-la.

Cachoeira do Ascânio
50 metros de queda dágua envoltos por uma densa vegetação tornam esta cachoeira o grande atrativo natural de Paracatu. Espaço para um bom banho energizante, relaxamento e contemplação da natureza. O local é aberto à visitação pública.

Cachoeira do Teixeira
Com águas muito refrescantes, esta cachoeira formada pelo córrego Teixeira tem 10 metros de altura e, ao desaguar, forma uma gostosa piscina natural. A cachoeira se encontra em propriedade particular necessitando de autorização para a visita.

Foto capa: Visite Paracatu