Projeto busca apaixonados por fotografia analógica em Uberlândia

Quem ainda usa câmeras de filme não pode perder o convite

developer
Por developer

O projeto Deriva Cartográfica está buscando pessoas adeptas a fotografia analógica em Uberlândia e região. A ideia é compor um coletivo de 10 fotógrafos que ao longo deste ano vai percorrer e fotografar Uberlândia e seus distritos. O projeto realizará exclusivamente film swaps (trocas de filmes), técnica na qual uma pessoa fotografa um negativo e em seguida o entrega para que outra pessoa o fotografe novamente. Assim, criam-se duplas exposições que carregam tempos e locais distintos, imagens criadas sempre por dois autores através de um processo experimental.

As pessoas selecionadas participarão de uma série de oficinas onde desenvolverão suas habilidades e conhecimentos sobre fotografia analógica e film swap. O objetivo das oficinas é aprender como fazer estas trocas, experimentar diferentes processos de criação de imagens, discutir aspectos técnicos e artísticos da fotografia analógica, assim como realizar processos de digitalização, seleção e curadoria para exposições. O projeto irá disponibilizar um total de 50 rolos 35mm, serviço de revelação e digitalização e também será responsável pela criação de um site com todas as imagens. Além disso,  será montada uma exposição fotográfica em Uberlândia.

Para integrar o coletivo não há faixa etária mínima ou máxima. Não é necessário ser fotógrafo profissional, nem possuir ampla experiência na área. No entanto, é preciso ter à disposição uma câmera analógica 35mm funcional e que permita controle de exposição, além de conhecimentos básicos para operá-la. O convite é válido para moradores de Uberlândia e seus distritos, e todos os selecionados receberão ajuda de custo.

Os interessados devem se inscrever até dia 12 de março, no formulário disponível neste link.

Deriva Cartográfica é viabilizado através do Programa Municipal de Incentivo à Cultura de Uberlândia. Trata-se de sua primeira etapa, a nível municipal. Ao todo, o projeto objetiva também alcançar fotógrafos de todo o território nacional no próximo ano e posteriormente, de toda a América Latina.

(Foto capa: reprodução internet)