São Roque de Minas: um lugar para explorar trilhas, cachoeiras e se deliciar com os queijos canastra a 300 km de Uberlândia

A região é ideal para aproveitar um fim de semana repleto de aventuras em contato com a natureza

developer
Por developer

São Roque de Minas faz parte do Circuito Turístico da Canastra. A região se destaca pelo Parque Nacional da Serra da Canastra e sua exuberância natural e pela fabricação do queijo canastra, a iguaria que ganhou o Brasil. Para chegar à cidade saindo de Uberlândia, o trajeto mais curto é se dá pela BR-452, são aproximadamente 301 quilômetros de distância. O Parque tem a portaria principal localizada a 6,5 km de São Roque de Minas. Você pode entrar de carro e visitar as principais atrações turísticas, que são a nascente do Rio São Francisco e a parte alta da Casca d’Anta, cachoeira que atinge 186 metros de queda livre.

Cachoeiras
A cachoeira Antônio Ricardo tem queda de 120 metros de altura e é uma das mais procuradas para caminhadas coletivas. O local fica a 18 quilômetros de São Roque de Minas, no povoado de Leites. O acesso é considerado difícil por meio de trilhas, mas encanta pelas paisagens da natureza. A dica é contratar um guia local e curtir um espaço perfeito para quem deseja descansar. Para entrar é preciso contribuir com uma taxa simbólica de preservação da trilha.

Foto:Original Ecoturismo Serra da Canastra 

A cachoeira da Lavrinha fica aos pés do Chapadão da Canastra. A caminhada para se chegar até a cascata é exuberante. Sem contar a vista para o chapadão durante todo o percurso. Nessa cachoeira a entrada é gratuita. A queda é de 60 metros e a piscina natural é um convite para um bom mergulho.


Foto: Welder Rafael 

Outra opção é cachoeira do Taboão, que fica no alto da Serra da Babilônia, e pode ser explorada acompanhando as margens do rio que formam uma sequência de quedas e lagoas. A cachoeira fica em um local isolado e também não é preciso pagar taxa de visitação. Em um dos lagos é possível mergulhar debaixo de pedras que levam o turista a outras piscinas naturais e grutas. Para ter acesso ao local o ideal é buscar serviço de guias e condutores para conduzir e orientar o trajeto.


Foto: Reprodução internet 

Por fim, a imponente e mais procurada pelos turistas, a cachoeira Casca D’Anta é acessada pela cidade de Vargem Bonita, na portaria 4 do parque, a 51 km de São Roque de Minas. Na cidadezinha diversas lojas de artesanato chamam a atenção dos visitantes Chegando ao parque, uma trilha de 1 km leva até o poço da cachoeira.


Foto: H. Marques

Queijo Canastra
Tombado como Patrimônio Cultural Imaterial e certificado pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), um dos mais legítimos representantes da culinária mineira, o Queijo Canastra é o destaque gastronômico da região. Quem deseja consumir a iguaria e conhecer o processo de produção há diversas fazendas bem próximas como a Estância Capim Canastra (3,5 Km); Fazenda Agroserra no Km 2 da estrada para o Parque Nacional, e na Fazenda Capão Grande também a pouco mais de 3km da cidade.