Uberlândia ganha aplicativo que facilita denúncia de violência contra a mulher

Ferramenta é a primeira do tipo a ser lançada em Minas Gerais

developer
Por developer

Com o objetivo de auxiliar de forma assertiva e rápida as vítimas de violência contra a mulher, a Prefeitura de Uberlândia lançou, nesta terça-feira (12), o aplicativo Salve Maria. Por meio de um canal direto com a Polícia Militar (PM), a ferramenta possibilitará que qualquer pessoa denuncie o crime em tempo real. A tecnologia está disponível para o sistema Android.

A principal funcionalidade do aplicativo é o “botão do pânico”, em que, ao ser acionado, a PM recebe a localização exata e em tempo real do chamado. A secretária Municipal de Governo, Ana Paula Junqueira, relata como elaborou o projeto. “Depois de andar muito pelo estado, tive a nítida impressão que as mulheres precisavam de mais auxílio, mais ajuda e de uma forma rápida. O aplicativo surgiu daí. Então começamos a conversar e surgiu o Salve Maria. Com isso, a gente tenta evitar que outras mulheres passem por períodos críticos, até mesmo a morte”.

Segundo a Prefeitura, o utilitário foi desenvolvido pelo órgão, por meio da Empresa de Processamento de Dados de Uberlândia (Prodaub) e em parceira com a Secretaria Municipal de Governo. Em breve o aplicativo poderá ser utilizado no sistema IOS.

Foto: Valter de Paula/SECOM/PMU

+ Notícias para você