Uberlândia ganha novo espaço para atividades culturais

Antigo prédio do fórum poderá ser utilizado para abrigar biblioteca e centros de cultura

developer
Por developer

O antigo prédio do fórum poderá ser o novo espaço cultural de Uberlândia. O Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) e Município do Triângulo Mineiro irão assinar nesta terça-feira, 16 de outubro, um convênio por meio do qual o Judiciário mineiro irá ceder ao município, sem ônus, o uso do imóvel, localizado na Praça Jacy de Assis, s/nº, centro da cidade. Pelo contrato, o espaço poderá ser utilizado para abrigar biblioteca e centros culturais. 

Projetado pelos arquitetos mineiros Roberto Pinto Manata e José Carlos Laender de Castro dentro dos princípios da chamada arquitetura brutalista da década de 1970, o prédio foi inaugurado em 1977. “Existe hoje na comunidade o interesse em tombar o edifício, pois se trata de um importante patrimônio da cidade, um marco arquitetônico de Uberlândia, em função de seu projeto moderno”, conta a diretora do foro da comarca, juíza Maria Elisa Taglialegna.

A transformação do antigo fórum em um espaço destinado a atividades de caráter cultural tornou-se possível a partir da construção da nova sede do Judiciário na comarca, inaugurada em dezembro do ano passado. Na avaliação da magistrada, a opção por abrigar no antigo espaço um centro cultural fará com que o imóvel possa servir à comunidade de outra forma, não apenas como repartição pública. “Onde era o antigo Salão do Júri, por exemplo, haverá uma espécie de anfiteatro para a realização de eventos culturais e palestras”, adianta.

Foto capa: Marcelo Albert/TJMG