Uberlândia pode ganhar nova estação de bicicletas compartilhadas

Número de utilizações mais que dobrou em apenas um ano; uso da bike é gratuito

developer
Por developer

O número de viagens de bicicleta pelas ruas de Uberlândia, por meio do projeto Udi Bike, aumentou em quase 180%, saltando de 626 empréstimos mensais para 1.742, desde que população teve a chance de usar os veículos sem nenhum custo. Em apenas uma ano, o número de usuários cadastrados também aumentou 33%, passando de 16.161 para 21.463 ciclistas.

Hoje, a cidade conta com 95 km de vias exclusivas para ciclistas, o que representa apenas 3,2% dos mais de 3.000 km de malha viária urbana. São 58 ciclovias e 20 ciclofaixas. Em Uberlândia, o Udi Bike tem 4 estações, que ficam no Centro de Tecelagem, no viaduto da avenida João Naves com a Rondon, em frente ao Corpo de Bombeiros e na entrada do bairro Granja Marileusa, o que corresponde a cerca de 20 km de ida e volta. Segundo Clóvison Elberth Alves, fundador do Instituto Saúde e Equilíbrio e coordenador do projeto, há possibilidade, em breve, da cidade ganhar uma nova estação em frente ao Parque do Sabiá. 

Para utilizar o sistema Udi Bike, o usuário deve se cadastrar no site e retirar uma bike em um dos quatro pontos da cidade, sendo eles o Centro de Tecelagem, o viaduto da avenida João Naves com Rondon Pacheco, o Batalhão do Corpo de Bombeiros e a entrada do bairro Granja Marileusa. A utilização é gratuita.

Foto: Divulgação