Vacinação contra o vírus Influenza começa na próxima segunda (23), em Uberlândia

Casos da doença foram registrados em Uberlândia e Araguari segundo a Secretaria Estadual de Saúde

developer
Por developer

A campanha de imunização contra a Influenza tem ínicio na próxima segunda-feira (23) em Uberlândia. Pessoas que compõem os grupos de risco, como idosos e gestantes, devem procurar uma das 70 salas de atendimento, levando o Cartão de Vacinação até o dia 1º de junho. O Dia D, data da mobilização no país inteiro, será realizado no dia 12 de maio.

A Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia (SRS) informou que o primeiro lote de vacinas conta com 56.800 doses e já está sendo distribuído para os 18 municípios atendidos na região. Além de Uberlândia, Abadia dos Dourados, Araguari, Araporã, Cascalho Rico, Coromandel, Douradoquara, Estrela do Sul, Grupiara, Indianópolis, Iraí de Minas, Monte Alegre de Minas, Monte Carmelo, Nova Ponte, Patrocínio, Prata, Romaria e Tupaciguara receberão as doses.

Pessoas com mais de 60 anos de idade, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de cinco anos, portadores de comorbidades clínicas, trabalhadores de saúde que atuam em serviços com atendimento público, professores, povos indígenas, grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional compõe os grupos de risco que devem ser vacinados.

Casos registrados
Na última semana, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) divulgou um informe epidemiológico relacionado a casos de Influenza. Nele constam que Araguari e Uberlândia tiveram casos confirmados do vírus. Este é dividido em tipos, subtipos e linhagens e todas as variações correspondem a diferenças encontradas no material genético.

O boletim aponta que em Araguari foi confirmado um caso de H1N1. De acordo com a assessoria do Executivo, o registrado ocorreu no início de março na Santa Casa. A paciente tem 29 anos e teve alta hospitalar no dia dia 30 do mesmo mês. Já em Uberlândia foi registrado um de H3N2. Segundo a Prefeitura, a paciente também foi tratada e recebeu alta.

Foto capa: reprodução internet