Vila do Artesanato será nova atração turística do Triângulo Mineiro

Araxá vai abrigar o novo espaço de fomento ao artesanato local e regional

developer
Por developer

O artesanato brasileiro é conhecido em todo o mundo por sua criatividade. Segundo estimativas da Secretaria Extraordinária de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (Seedif), somente o estado de Minas Gerais reúne ao todo 300 mil artesãos e fomenta uma cadeia produtiva responsável por movimentar cerca de R$ 2,2 bilhões por ano. A produção artesanal do estado é considerada um patrimônio mineiro que abrange diversas áreas como tecelagem, selaria, ferraria, bordados com técnicas variadas e saberes gastronômicos, e esse rico conjunto de fatores resultou no projeto Vila do Artesanato de Araxá, espaço que permitirá fortalecer o artesanato local e da região, e ainda será uma nova atração turística da cidade.

A Vila contribuirá para a valorização e preservação das diversas manifestações culturais locais, oferecendo ao artesão um lugar de promoção de seu ofício. O moderno ambiente também terá local adequado para eventos e shows musicais, além de um centro de informações ao visitante.

Andamento
A licitação para contratação dos projetos executivos para construção da Vila foi homologada em outubro de 2017. Os documentos referentes a essa licitação estão disponíveis no site da Codemig. Por sua vez, os projetos de engenharia foram finalizados no final de fevereiro de 2018. O modelo de gestão da Vila está sendo definido juntamente com os artesãos, a fim de que a Vila do Artesanato seja dinâmica, vibrante e autossustentável, identificada com a cidade, de modo a reforçar sua atratividade turística. A proposta governamental é construir um equipamento democrático, onde os artesãos tenham espaço para mostrar seus trabalhos. 

Foto capa: Divulgação