Fim do horário de verão no DF e em Goiás é aprovado pela Câmara

Proposta de economia de energia agora vai para a Comissão de Constituição e Justiça

developer
Por developer

A Comissão de Minas e Energia aprovou o projeto de decreto legislativo que tira o Distrito Federal e o Goiás do horário de verão instituído em parte do país. As cidades do entorno do DF ficam em Goiás, o relator da proposta incluiu Brasília e arredores no projeto. Com isso, a capital federal fica de fora da medida e o debate sobre eficácia da medida volta à política e às redes sociais.

O parecer coube ao deputado Carlos Andrade (PHS-RR), que votou pela aprovação e pediu a inclusão de Brasília no projeto. A ideia central de Oliveira é de que o estado não possui relevante diferença entre o dia e a noite, o que traria efeitos negativos para a população e não ajudaria a poupar energia. O fim da medida em Goiás e na capital deve ser apreciado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa e seguir ao plenário.

O programa foi instituído pela primeira vez no Brasil no verão de 1931/1932 e é adotado continuadamente desde 1985. Segundo dados do governo, a economia com o última edição do horário (entre outubro de 2016 e fevereiro) foi de R$ 159,5 milhões. 

c0af1b1f483bdd143495e68ef0f148cd.jpg