Conheça o Dudu, o Cervo-do-Pantanal que chegou no zoológico de Brasília

O animal foi resgatado aos dois meses no Mato Grosso e vai contribuir para a conservação de sua espécie

developer
Por developer

Ele mede 1,2 m e pesa 35 kg, aproximadamente. Apesar de parecer grande, trata-se de um filhote de cervo-do-Pantanal, que chegou órfão à Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB). Dudu, como é carinhosamente chamado pela equipe, representa um grande passo rumo à conservação da sua espécie, considerada ameaçada de extinção. Ele chegou ao Zoo em fevereiro por recomendação do programa de conservação da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (Azab) e, atualmente, recebe todos os cuidados neonatais no hospital veterinário do zoo para que se desenvolva bem e saudável.

5f86f9de93f7b3ad37e27a73eed3e935.jpg

O cervo-do-Pantanal é considerado o maior cervídeo da América do Sul, podendo atingir a marca de 1,9 m de comprimento e altura, quando adulto. Dudu foi encontrado com apenas dois meses de vida em uma fazenda na cidade de Lucas do Rio Verde, Mato Grosso, e foi acolhido por moradores da região.

A tendência populacional do cervo-do-Pantanal é de declínio, com diminuição maior que 30% nos próximos 15 anos. Dudu faz parte do programa de conservação da Azab e a expectativa é que, quando atingir a fase adulta, receba a recomendação de pareamento com uma fêmea.

Dudu, que atualmente conta com todos os cuidados dos médicos veterinários. Por ainda ser um filhote, são ofertadas duas mamadeiras por dia, além de alimentos sólidos, como folhas e frutas.

 

Fonte e Fotos Matéria: Agência Brasília