Brasiliense é o único representante do Brasil em prêmio internacional de fotografia

Renomado fotógrafo de Brasília, conquista o título único de vencedor brasileiro no Epson International Pano Awards 2023, superando mais de mil concorrentes de 102 países

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

O fotógrafo brasiliense Márcio Cabral, de 49 anos, destaca-se como o único brasileiro vencedor do prestigiado Epson International Pano Awards 2023, competindo contra mais de mil participantes de 102 países. 

Sua fotografia noturna, capturada com uma câmera especial de astrofotografia na Chapada dos Veadeiros, Patrimônio Mundial pela UNESCO, a 220 km de Brasília, apresenta uma visão em 360º. A imagem, realizada em junho do ano passado, destaca a “sempre-viva”, planta símbolo do Cerrado, popularmente conhecida como “chuveirinho”, iluminada em primeiro plano com uma lanterna projetada para espeleologia, proporcionando uma luz suave para compensar a escuridão do céu.

Além da esplêndida paisagem da Chapada dos Veadeiros, Cabral adiciona à foto vencedora a imponente Via Láctea sobre os morros da região, ampliando ainda mais a beleza natural da área protegida de 240 mil hectares. Desde 2014, ele se dedica a capturar imagens noturnas nesse cenário único. 

Especializado em fotografias noturnas e em ambientes com baixa luminosidade, o portfólio de Cabral inclui registros impactantes de locais como as cavernas de Terra Ronca em Goiás, a lagoa interior do Abismo Anhumas em Bonito (MS), o Salar do Uyuni na Bolívia, e as patagônias argentina e chilena.

Sobre o prêmio 

O Epson International Pano Awards, criado em 2009 pelo fotógrafo de paisagem australiano David Evans, tem como objetivo reconhecer e premiar fotografias panorâmicas, destacando um nicho que muitas vezes carece de grandes investimentos, de acordo com a organização da premiação.