População do DF será a primeira a receber a vacina contra dengue

O grupo prioritário para a vacinação são as crianças com idades entre 10 e 14 anos, sendo estas as mais afetadas, registrando o maior índice de hospitalizações relacionadas à doença

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

O Distrito Federal está entre as unidades federativas contempladas com a primeira entrega de vacinas contra a dengue, em resposta ao pedido de prioridade feito pelo Governo do Distrito Federal (GDF). A decisão foi tomada pelo Ministério da Saúde, considerando a situação de emergência devido ao significativo aumento de casos da doença na região. A quantidade exata de doses permanece não divulgada.

O público-alvo da imunização são crianças de 10 a 14 anos, grupo que apresenta o maior número de hospitalizações em decorrência da dengue. A vacina, composta por duas doses, tem previsão de iniciar sua aplicação ainda em fevereiro, com a data precisa a ser definida, e a segunda dose será administrada com um intervalo de três meses.

A Qdenga, produzida pelo laboratório Takeda, foi incorporada ao Sistema Único de Saúde (SUS) em dezembro do ano passado, após avaliação pela Comissão Nacional de Incorporações de Tecnologias no SUS (Conitec). O total de 6 milhões de doses será distribuído em todo o país, marcando um importante avanço na estratégia nacional de combate à dengue.

*Com informações do Correio Braziliense