Saiba por que Brasília ganhou o título de cidade ‘pet friendly’

A primeira delegacia para proteção animal do Brasil fica na capital federal

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Brasília, conhecida por suas belezas arquitetônicas e vasta oferta cultural, também se destaca como uma cidade amiga dos animais. A Lei nº 7.225/2023, em vigor na capital federal, reforça o compromisso com o bem-estar animal, promovendo a convivência harmoniosa entre humanos e animais em espaços públicos e privados, respeitando as necessidades específicas de cada um.

De acordo com a Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad) de 2021, realizada pelo Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal (IPEDF), cerca de 49,6% dos lares do DF possuem pelo menos um animal de estimação. A legislação de Brasília segue a tendência de outras capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro e Fortaleza, onde os animais de estimação são recebidos de braços abertos em diversos estabelecimentos e espaços públicos.

1ª delegacia para proteção animal do país 

A capital federal também deu um passo significativo na proteção animal com a inauguração, no ano passado, da primeira Delegacia de Repressão aos Crimes contra os Animais do país. Esta iniciativa tem como objetivo fortalecer a proteção dos animais e permitir investigações mais detalhadas sobre casos de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos e outras espécies no Distrito Federal. A unidade está localizada no Complexo da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), onde está situado o Departamento de Polícia Especializada (DPE), e está pronta para atender denúncias e tomar medidas legais contra aqueles que violam os direitos dos animais.