Confira dicas para deixar o hambúrguer mais saudável

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Rápido, prático e gostoso, o fast food se tornou a escolha predileta de alimentação dos brasileiros. É o que garante o indicador Consume Insights 2023, da Kantar. Após uma análise de 60 milhões e de lares e o consumo fora de casa de mais de 43 milhões de pessoas, a empresa registrou um aumento de cerca de 38% no consumo dos brasileiros primeiro semestre de 2023.

O combo alimentar sem dúvidas é uma escolha crescente e o queridinho tem tanta predileção que chegou a ter um dia especial para a sua comemoração. Dia 28 de maio, é o Dia Mundial do Hamburguer. Mas nem tudo está perdido. A professora do curso de nutrição da Estácio Brasília, Camila Mognatti mostra como trocas simples mantêm o sabor e eliminam diversas calorias.

Segundo a professora, o lanche mais famoso do mundo, geralmente, não vem sozinho. O prato costuma ser acompanhado por batatas fritas, refrigerante e molhos diversos, tornando-se uma refeição com muitas calorias e ingredientes maléficos para a saúde. Mas ela explica que existem alternativas de acompanhamento saudáveis. “Com certeza, a troca do refrigerante por água com gás é uma excelente opção. Inclusive, uma boa alternativa é saborizar essa água com limão ou laranja, hortelã. Com relação a batatas, uma boa opção é cortar batatas in natura e fritar na Air Fryer”, esclarece.

O uso de ultraprocessados, por suas grandes concentrações de conservantes, gorduras, sal e açúcar, contribui para a metainflamação. Este é um fator que está relacionado às doenças crônicas (como diabetes, obesidade, câncer e outras) que estão cada vez mais disseminadas na população, mas a nutricionista orienta que para evitar esse processo inflamatório, o ideal é que os brasileiros optem por versões artesanais ao invés de fast foods.

Mas diante de tantos malefícios, será que dá para aproveitar o Dia Mundial do Hambúrguer sem criar tanto peso na consciência (e na balança)? Mognatti aposta em um hambúrguer de carne de verdade, acompanhado de salada e queijo, sem excessos de molhos.

Com a proximidade da data, o ideal é escolher opções mais saudáveis e fazer trocas inteligentes e se deliciar com o lanche que se tornou paixão brasileira.