4 receitas fáceis com bacalhau para você fazer no feriado

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Saboroso e muito apreciado, principalmente nesta época do ano, o bacalhau oferece muitos benefícios para a saúde. Segundo a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau, o alimento contém proteínas, gordura boa, grande variedade de vitaminas e minerais, essenciais para manter o corpo saudável.

Renata explica que, por ser fonte de ômega-3, o bacalhau é, inclusive, uma boa opção para pessoas que precisam de cuidados extras com a saúde do coração e da pressão arterial. “Esse nutriente tem ação protetora contra as doenças cardiovasculares e está relacionado com melhor controle da pressão arterial, de acordo com estudos que compararam pessoas que ingeriam ou não fontes de ômega-3”, diz.

A nutricionista ensina que assar com azeite ou cozinhar é a melhor forma para aproveitar todos os nutrientes do alimento. “Desfiado também é uma excelente forma de preparo saudável do bacalhau, que é muito versátil, e pode ser utilizado na rotina alimentar das famílias, evitando sempre as receitas que exijam fritura”, alerta. 

Bons acompanhamentos no preparo de bacalhau são azeites, azeitonas, cebola, batata, pimentas, que trazem sabor e ampliam os nutrientes presentes na refeição. “Devemos sempre evitar temperar a carne com produtos industrializados (caldos de carnes, por exemplo) e nunca usar gorduras reutilizadas, como ocorre comumente para fritar alimentos”, observa a nutricionista, que ensina 4 receitas fáceis de fazer com o alimento.

Endívias recheadas com salada de bacalhau:

2 xícaras de chá de salada de Obacalhau

4 colheres de sopa de requeijão

Folhas de endívia lavadas

Modo de preparo
Misturar a salada de bacalhau com o requeijão. Rechear as folhas de endívia com o creme. Servir

Wrap recheado

 2 folhas de couve sem o talo

1 xícara de chá de salada de Obacalhau

2 colheres de sopa de parmesão ralado

Azeite a gosto

Modo de preparo:
Coloque as folhas de couve inteiras em uma panela com água pré-aquecida por 1 minuto (só para a folha amolecer). Apoie em uma tábua e recheie as folhas de couve com a salada de bacalhau, o queijo e regue com um fio de azeite. Faça um rolinho com a folha de couve (se necessário, prenda com um palito de dente) e sirva em seguida.

 

Farofa de bacalhau

 ½ kg de Obacalhau desfiado e dessalgado

2 tomates picados em cubos

1 cebola roxa cortada em cubos

½ pimentão verde cortado em cubos

½ pimentão amarelo cortado em cubos

1 xícara de chá de cenoura ralada

1 xícara de chá de azeitonas pretas picadas

1 banana da terra cortada em cubos

1 xícara de chá de farinha de mandioca

Azeite, sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo
Aqueça o azeite e doure o alho e a cebola. Acrescente o bacalhau, o pimentão, o tomate, a azeitona, a cenoura ralada e refogue bem. Finalize acrescentando a banana da terra e a farinha de mandioca. Mexa delicadamente. Acerte o sal e sirva em seguida.

 

Quinoa com bacalhau

 2 xícaras de chá de quinoa

2 xícaras de chá de queijo parmesão ralado

½ kg de Obacalhau desfiado

½ xícara de chá de pimentão verde cortado em cubinhos

1 tomate picado em cubinhos

1 cebola média ralada

2 dentes de alho amassados

4 colheres de sopa de azeite

½ xícara de chá de vinho branco seco

Sal a gosto

Modo de preparo
Cozinhe a quinoa conforme instruções da embalagem. Aqueça o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente o bacalhau desfiado, o tomate e o pimentão. Refogue bem até que o bacalhau fique cozido. Acrescente a quinoa cozida, o queijo parmesão e o vinho branco. Acerte o sal e sirva em seguida.