Brasília está entre as capitais mais seguras do país

A capital federal ficou em segundo lugar no levantamento

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais
National Congress on a sunny day in Brasília, DF, Brazil on August 14, 2008.

Brasília se destaca novamente como uma das capitais mais seguras do Brasil, de acordo com o Atlas da Violência 2024, elaborado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). A capital federal registra a segunda menor taxa de homicídios do país, com 13%, ficando atrás apenas de Florianópolis, que tem uma taxa de 8,9%. Esses dados referem-se ao ano de 2022. Em contraste, Salvador (BA), Macapá (AP) e Manaus (AM) estão entre as capitais com os maiores índices de assassinatos.

A pesquisa também analisou os índices de homicídios ao longo de uma década, de 2012 a 2022. Durante esse período, Brasília apresentou uma queda contínua nas ocorrências de homicídios, passando de 961 casos em 2012 para 365 em 2022, o que representa uma redução de 62%.

Os dados são corroborados pelo Balanço Criminal da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF). Segundo o levantamento local, no ano passado, Brasília registrou o menor índice de homicídios dos últimos 47 anos. As expectativas são otimistas para 2024, pois nos primeiros cinco meses deste ano houve uma redução de 21,8% nos homicídios em relação ao mesmo período de 2023. O balanço também indica que o Distrito Federal alcançou o menor número de vítimas desse crime em 25 anos.

 

*Com informações da Agência Brasília