Pessoas com diabetes têm 1,5 mais chance de ter um AVC, segundo especialista
Brasil é o 6º país em incidência de diabetes no mundo
No próximo dia 26 de junho é celebrado o Dia Nacional do Diabetes, uma data que busca conscientizar a população sobre a diabetes mellitus, uma doença crônica caracterizada pela baixa produção ou má absorção de insulina. A doença já acomete cerca de 20 milhões de brasileiros, segundo o novo Censo, divulgado em 2023.
Conforme dados da Federação Internacional do Diabetes, o Brasil é o sexto país com maior incidência de diabetes no mundo, com uma prevalência de 10,5%. Esse número é preocupante para alguns especialistas que relacionam o Acidente Vascular Cerebral (AVC) com pacientes diabéticos. Para eles, pessoas com diabetes têm aproximadamente 1,5 mais chances de sofrer AVC do que indivíduos sem a doença.
O neurocirurgião Victor Hugo Espíndola alerta que a doença não tratada é um dos fatores de risco para o derrame. ‘’Altos níveis de açúcar no sangue, além de danificar os vasos sanguíneos e os nervos, contribuem para o depósito de gordura nas artérias (conhecidas como placas ateroscleróticas), o que torna o AVC com mais probabilidade de acontecer.”
De acordo com dados da American Heart Association (AHA), cerca de 16% dos adultos com mais de 65 anos com diabetes morrem vítimas de um derrame (AVC). ‘’Quando o paciente tem ainda obesidade, pressão alta, é fumante e ainda não tem uma dieta saudável, a pessoa vira uma ‘bomba relógio’ para um AVC’’, alerta Espíndola.
A diabetes é uma doença que não tem cura, mas pode ser controlada. Embora tenha um forte componente genético, basta um estilo de vida não saudável para a doença ser desenvolvida.
Abaixo, o neurocirurgião lista algumas medidas que podem ser adotadas para a prevenção dessa doença:
• Alimentar-se de forma mais saudável como alimentos ricos em fibras, vitaminas e sais minerais;
• Praticar exercícios regularmente;
• Manter um peso saudável;
• Ter boas noites de sono;
• Evitar álcool e cigarro;
• Fazer avaliações médicas periodicamente.