CCBB Brasília recebe mostra de filmes estrelados por Al Pacino

Ator, produtor, roteirista e cineasta norte-americano de origem italiana é a estrela dos 24 longas-metragens que serão exibidos, incluindo clássicos como a trilogia “O Poderoso Chefão” e “Um dia de Cão”

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

O CCBB Brasília apresenta a mostra PACINO, de 2 de julho a 4 de agosto, que exibirá 24 longas-metragens estrelados por Al Pacino, um dos mais celebrados atores do cinema contemporâneo. A mostra oferece ao público a oportunidade de ter contato com o trabalho do ator e à evolução de uma forma de atuar que marcou décadas da filmografia mundial. Além das exibições, está previsto um debate entre o curador e um especialista local, no dia 11 de julho, às 19h30, e um curso que oferecerá um panorama geral sobre os modos de atuação no cinema, e, mais detidamente, sobre o método moderno nos EUA, onde se formou Al Pacino, a ser realizado de 12 a 14 de julho. As inscrições para o curso devem ser feitas através do e-mail [email protected]

O debate, o curso e a sessão inclusiva serão gratuitos, mediante emissão de ingresso liberados às 12h do dia anterior. Os ingressos para as demais sessões custam R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos, a partir das 12h da sexta-feira anterior ao dia da sessão, na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.

Entre os filmes a serem exibidos, estão desde clássicos absolutos como a trilogia do Poderoso Chefão e Um Dia de Cão, até obras há muito não exibidas como Os Viciados e O Espantalho.

A mostra promove também uma sessão com recursos de acessibilidade (legendagem descritiva, audiodescrição e LIBRAS) do filme Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, no dia 19 de julho (sexta), às 17h30.

Al Pacino (Nova York, 1940) é, ao lado de Robert De Niro,Meryl Streep, Dustin Hoffman e Jack Nicholson, um dos nomes mais reconhecidos pelo imaginário coletivo quando o assunto é cinema.

Vindo do teatro e chegando ao cinema recém-formado pela antológica escola de atuação moderna do Actors Studio (como quase todos de sua geração, a da Nova Hollywood), Pacino, já em 1971, chamaria a atenção em “Os Viciados”, de Jerry Schatzberg. Os olhos extremamente expressivos e o gestual que traziam algo “de dentro” serviram a um dos mais antológicos personagens da história do cinema, o atormentado, violento e fragilizado Michael Corleone de “O Poderoso Chefão”, de Francis Ford Coppola, a trilogia mais célebre da história do cinema).

O estilo de Al Pacino apresentaria modulações já a partir dali, indo do naturalismo, importante ao cinema mais realista dos anos 1970, em filmes como “Serpico” e “Um Dia de Cão”, a algo mais expressivo nos anos 1980 (“Scarface”) e, a partir dos anos 1990, a “marca Al Pacino”, que ia de um quase overacting em ‘Perfume de Mulher” e “Advogado do Diabo” à precisão presente em obras-primas como “O Pagamento Final” e “O Informante”.

Para o curador Paulo Santos Lima, ao longo dos anos, Al Pacino foi passando por um processo de análise de si próprio como ator e de conversa com as artes (e mundo). “Entre seu primeiro papel mais realista (em Os Viciados, de 1971) e o ator que compõe personagens que parecem, um tanto à la Marlon Brando, reiterar metalinguisticamente a si próprio, Al Pacino foi ampliando seu escopo, adotando um overacting cá e uma sobriedade acolá.”

Em mais de 50 anos de carreira, Al Pacino esteve com notórios diretores, de Sidney Lumet e Brian De Palma a, mais recentemente, Martin Scorsese e Quentin Tarantino. Dirigiu quatro longas-metragens que, metalinguisticamente, tratam do teatro, paixão eterna de Al Pacino.

A mostra Al Pacino conta com o patrocínio do Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e após a temporada no CCBB Brasília, seguirá para o CCBB São Paulo.

PROGRAMAÇÃO:

Disponível também no site https://ccbb.com.br/brasilia/

02/07 – terça 

17h O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, 144’, digital – 14 anos

20h Parceiros da Noite (1980), de William Friedkin, 102’, digital – 14 anos

03/07 – quarta

17h Serpico (1973), de Sidney Lumet, 130’, digital – 12 anos

19h30 Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, 125’, digital – 12 anos

04/07 – quinta

17h Espantalho (1973), de Jerry Schatzberg, 113’, digital – 14 anos

19h30 Os Viciados (1971), de Jerry Schatzberg, 110’, digital – 16 anos

05/07 – sexta

16h Um Momento, uma Vida (1977), de Sydney Pollack,125’, digital – 10 anos

18h30 Fogo contra Fogo (1995), de Michael Mann, 170’, digital – 14 anos

 

06/07 – sábado

14h45 City Hall – Conspiração no Alto Escalão (1996), de Harold Becker, 111 min, digital – 14 anos

17h O Informante (1999), de Michael Mann, 158’, digital – 14 anos

20h Manglehorn (2014), de David Gordon Green, 98’, digital – 14 anos

 

07/07 – domingo

15h O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola, 175’, digital – 14 anos

18h30 O Poderoso Chefão II (1974), de Francis Ford Coppola, 202’, digital – 14 anos

09/07 – terça

16h30 Um Domingo Qualquer (1999) de Oliver Stone, 158’, digital – 18 anos

19h30 Tudo por Dinheiro (2005), de D. J. Caruso, 122’, digital – 14 anos

10/07 – quarta

16h Donnie Brasco (1997), de Mike Newell, 147’, digital – 16 anos

19h Perfume de Mulher (1992), de Martin Brest, 157’, digital – Livre

11/07 – quinta

16h30 O Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, 144’, digital – 16 anos

19h30 DEBATE

12/07 – sexta

14h30 CURSO

17h Justiça para Todos (1979), de Norman Jewison 120’, digital –  16 anos

19h30 City Hall – Conspiração no Alto Escalão (1996), de Harold Becker, 111 min, digital – 14 anos

13/07 – sábado

14h30 CURSO

17h O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, 144’, digital – 14 anos

20h Parceiros da Noite (1980), de William Friedkin, 102’, digital – 14 anos

 

14/07 – domingo

14h30 CURSO

17h Era uma Vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino,162’, digital – 16 anos

20h Vítimas de uma Paixão (1989), de Harold Becker, 113’, digital – 16 anos

 

16/07 – terça

15h30 O Poderoso Chefão III (1990), de Francis Ford Coppola, 171’, digital – 14 anos

19h Donnie Brasco (1997), de Mike Newell, 147’, digital – 16 anos

17/07 – quarta

16h Fogo contra Fogo (1995), de Michael Mann, 170’, digital – 14 anos

19h30 Espantalho (1973), de Jerry Schatzberg, 113’, digital – 14 anos

18/07 – quinta

17h Os Viciados (1971), de Jerry Schatzberg, 110’, digital – 16 anos

19h30 Tudo por Dinheiro (2005), de D. J. Caruso, 122’, digital – 14 anos

19/07 – sexta

17h30 Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, 125’, digital – 12 anos *

20h Parceiros da Noite (1980), de William Friedkin, 102’, digital – 14 anos

*sessão com acessibilidade (legendagem descritiva e audiodescrição)

20/07 – sábado

16h O Poderoso Chefão III (1990), de Francis Ford Coppola, 171’, digital – 14 anos

19h30 Serpico (1973), de Sidney Lumet, 130’, digital – 12 anos

21/07 – domingO 

16h30 Um Momento, uma Vida (1977), de Sydney Pollack,125’, digital – 10 anos

19h Scarface (1983), de Brian De Palma, 170’, digital – 18 anos

 

23/07 – terça

16h30 O Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, 144’, digital – 16 anos

19h30 City Hall – Conspiração no Alto Escalão (1996), de Harold Becker, 111 min, digital – 14 anos

24/07 – quarta

17h Dick Tracy (1990), de Warren Beatty, 105’, digital – 12 anos

19h Um Domingo Qualquer (1999) de Oliver Stone, 158’, digital – 18 anos

25/07 – quinta

16h Era uma Vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino,162’, digital – 16 anos

19h O Pagamento Final (1993), de Brian De Palma, 144’, digital – 14 anos

26/07 – sexta

15h Serpico (1973), de Sidney Lumet, 130’, digital – 12 anos

17h30 O Poderoso Chefão (1972), de Francis Ford Coppola, 175’, digital – 14 anos

27/07 – sábado

16h Justiça para Todos (1979), de Norman Jewison 120’, digital –  16 anos

18h30 Fogo contra Fogo (1995), de Michael Mann, 170’, digital – 14 anos

 

28/07 – domingo

16h30 Os Viciados (1971), de Jerry Schatzberg, 110’, digital – 16 anos

19h Donnie Brasco (1997), de Mike Newell, 147’, digital – 16 anos

 

30/07 – terça

16h30 O Informante (1999), de Michael Mann, 158’, digital – 14 anos

19h30 Vítimas de uma Paixão (1989), de Harold Becker, 113’, digital – 16 anos

31/07 – quarta

17h Manglehorn (2014), de David Gordon Green, 98’, digital – 14 anos

19h Era uma Vez em… Hollywood (2019), de Quentin Tarantino,162’, digital – 16 anos

 

01/08 – quinta

14h30 O Poderoso Chefão II (1974), de Francis Ford Coppola, 202’, digital – 14 anos

18h30 O Poderoso Chefão III (1990), de Francis Ford Coppola, 171’, digital – 14 anos

02/08 – sexta

16h Espantalho (1973), de Jerry Schatzberg, 113’, digital – 14 anos

18h30 Scarface (1983), de Brian De Palma, 170’, digital – 18 anos

03/08 – sábado

17h Dick Tracy (1990), de Warren Beatty, 105’, digital – 12 anos

19h30 Um Dia de Cão (1975), de Sidney Lumet, 125’, digital – 12 anos

 

04/08 – domingo

16h Perfume de Mulher (1992), de Martin Brest, 157’, digital – Livre

19h O Advogado do Diabo (1997), de Taylor Hackford, 144’, digital – 16 anos

Serviço

Patrocínio: Banco do Brasil

Curadoria: Paulo Santos Lima

Produção: Fumaça Filmes

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil

www.bb.com.br/cultura

Local: cinema do CCBB Brasília

Endereço: SCES Trecho 02 Lote 22 – Edif. Presidente Tancredo Neves – Setor de Clubes Especial Sul – Brasília – DF

Informações: (61) 3108 7600

Capacidade do cinema: 70 lugares

Ingressos: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)  – disponibilizados às 12h da sexta-feira anterior na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.

O debate e a sessão inclusiva serão gratuitos, mediante retirada de ingressos na bilheteria a partir das às 12h do dia anterior.

O curso será gratuito, mediante inscrição prévia pelo e-mail [email protected]

Classificação indicativa: conforme a programação

Os ingressos são válidos somente para as respectivas sessões