Brasília é a cidade com melhor qualidade de vida do Brasil

Pesquisa inédita mostra as capitais com a melhor qualidade de vida do país; confira o ranking

Redação Curta Mais
Por Redação Curta Mais

Um estudo inédito aplicou o Índice de Progresso Social (IPS) em todas as cidades do Brasil, avaliando o bem-estar da população com base em dados oficiais. O levantamento, conhecido como IPS Brasil, classificou a qualidade de vida dos 5.700 municípios do país. Brasília (DF) destacou-se como a capital com melhor desempenho, enquanto Porto Velho (RO) ficou na última posição. No ranking estadual, São Paulo lidera e o Pará ocupa o último lugar.

Para chegar a esses resultados, o IPS Brasil analisou mais de 300 indicadores, selecionando 52 dos mais relevantes, provenientes de órgãos oficiais e institutos de pesquisa como DataSUS, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel e CadÚnico. Entre os dados inéditos estão os fornecidos pelo Mapbiomas, que incluem informações sobre áreas verdes e disponibilidade de praças.

Ranking das Capitais:

1. Brasília (DF)
2. Goiânia (GO)
3. Belo Horizonte (MG)
4. Florianópolis (SC)
5. Curitiba (PR)
6. São Paulo (SP)
7. Cuiabá (MT)
8. Campo Grande (MS)
9. Palmas (TO)
10. Aracaju (SE)
11. Teresina (PI)
12. Vitória (ES)
13. Porto Alegre (RS)
14. Rio de Janeiro (RJ)
15. São Luís (MA)
16. João Pessoa (PB)
17. Natal (RN)
18. Fortaleza (CE)
19. Manaus (AM)
20. Salvador (BA)
21. Recife (PE)
22. Boa Vista (RR)
23. Rio Branco (AC)
24. Belém (PA)
25. Maceió (AL)
26. Macapá (AP)
27. Porto Velho (RO)

O IPS é composto por três dimensões principais: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos para o Bem-estar, e Oportunidades. Cada uma dessas dimensões é formada por quatro componentes, que por sua vez contêm vários indicadores com diferentes pesos. Por exemplo, a taxa de homicídios tem um peso maior no componente de segurança do que a taxa de mortes de jovens.

Os indicadores foram selecionados com base na qualidade, atualidade e frequência anual, excluindo dados do Censo e outros com padronizações diferentes entre estados ou alta subnotificação, comuns em estatísticas de segurança. O objetivo do IPS Brasil, segundo o coordenador Beto Veríssimo, é qualificar aspectos como expectativa de vida, taxas de homicídio e poluição, e acesso à educação superior, em vez de ranquear os maiores PIBs ou a oferta de serviços.

Especialistas observam que as melhores pontuações entre as capitais foram obtidas por cidades planejadas, com Brasília (DF) liderando, seguida por Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Florianópolis (SC) e Curitiba (PR).

*Com informações do O Globo

Foto: A. Duarte, via Wikimedia Commons.