Pai de Kamala Harris morou em Brasília e deu aula na UnB
Donald Harris morou no Brasil nos anos 1990
Donald J. Harris, pai da candidata democrata à presidência dos EUA Kamala Harris, tem uma história curiosa e pouco conhecida com o Brasil. Economista de renome e defensor da teoria marxista, Harris viveu em Brasília na década de 1990, onde foi professor na Universidade de Brasília (UnB), deixando uma marca duradoura na comunidade acadêmica da capital federal. As informações são do G1.
Conhecido por sua paixão por churrasco, Chico Buarque, e pelos bares da Asa Norte, Harris fez parte do corpo docente da UnB durante um período em que o Brasil passava por transformações econômicas significativas. Segundo o professor emérito Joanílio Teixeira, do departamento de economia da UnB, que se tornou um amigo próximo, Harris se surpreendeu com o nível de qualificação da universidade brasileira. “Don Harris”, como era chamado por Teixeira, ficou hospedado por dois meses na casa do colega durante sua estadia em 1990.
Além de discutir teorias econômicas, Harris e Teixeira compartilhavam interesses por arte e cultura, com a música brasileira sendo um tema frequente. “Chico Buarque era um dos favoritos de Don”, recorda Teixeira, que também visitou Harris na Califórnia, mas não teve a oportunidade de conhecer suas filhas.
Donald Harris, autor do influente livro “Capital Accumulation and Income Distribution” (1978), esteve no Brasil em pelo menos quatro ocasiões. Ele atuou como professor visitante na UnB e participou de conferências e seminários em diversas cidades brasileiras, como Fortaleza, Recife, Salvador e Rio de Janeiro. Durante sua passagem como bolsista da Fundação Fulbright em 1990 e 1991, Harris ajudou a fomentar discussões sobre economia global, distribuição de renda e inflação, temas que continuaram relevantes nas décadas seguintes.