Quando vai chover em Brasília? Confira a previsão do tempo

A capital federal completa mais de 150 dias sem chover

Nathalia Vajas
Por Redação Curta Mais

A primavera começou neste domingo (22/9) e vai até 21 de dezembro, quando terá início o verão. No Distrito Federal, a estação é conhecida por trazer chuvas e altas temperaturas, muitas vezes quebrando recordes.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o primeiro dia da nova estação registrou 35°C nos termômetros, mas ainda não há sinais de chuva. A previsão indica que as primeiras pancadas isoladas devem ocorrer no fim de setembro, estendendo-se até o início de outubro.

Nesta segunda-feira (23/9), Brasília completou 153 dias sem chuva, colocando 2024 próximo do recorde de seca registrado em 1963, quando a capital ficou 163 dias sem precipitações.

O meteorologista Heráclio Alves prevê chuvas mais consistentes apenas a partir da segunda quinzena de outubro. “A primavera representa a transição do período mais seco do inverno para o mais chuvoso do verão. Com o tempo, as chuvas se tornam mais regulares e as temperaturas tendem a ficar mais amenas”, destacou em entrevista ao Metrópoles.

Nesta segunda, o Distrito Federal está sob alerta amarelo, indicando um risco mais baixo de incêndios florestais e problemas à saúde, com umidade do ar entre 20% e 30%. As temperaturas variam de 17°C a 35°C, com a umidade relativa oscilando entre 60% e 15%.

O fenômeno La Niña, que resulta no resfriamento das águas do Pacífico, tem 71% de chance de ocorrer entre setembro e novembro de 2024, podendo retornar entre janeiro e março de 2025, de acordo com o Centro de Previsão Climática NCEP/NWS. Como efeito, a Região Sul do Brasil deve ter menos chuvas, enquanto as regiões Norte e Nordeste podem esperar aumento nas precipitações.

*Com informações do Metrópoles