Existem ‘túneis secretos’ que ligam prédios da Esplanada dos Ministérios em Brasília?

Rumores sobre caminhos escondidos embaixo do solo surgiram ainda na época da construção da capital federal

Nathalia Vajas
Por Redação Curta Mais

Você já ouviu falar sobre os túneis secretos que supostamente conectam os prédios dos Três Poderes na Esplanada dos Ministérios, em Brasília? Essa lenda urbana, que teve início durante a construção da capital entre as décadas de 1950 e 1960, continua sendo comentada até hoje.

O professor de arquitetura e urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), Benny Shvarsberg, esclarece em entrevista ao G1DF que, embora exista uma rota de segurança institucional no Palácio do Planalto, os túneis são improváveis. “Eu apostaria que essa história dos túneis é uma lenda com um toque conspiratório. Para 1958/1959, seria uma infraestrutura complexa e cara para a época da construção da Esplanada”, afirma o professor.

João Carlos Amador, publicitário e autor do livro “Histórias de Brasília”, aponta que a lenda surgiu em um período politicamente instável, quando Juscelino Kubitschek assumiu a presidência.

Flavio Rodrigues Ferraz, doutor em arquitetura pela UnB e autor de “Mistério na Esplanada”, destaca que o projeto de Brasília não contempla túneis. O livro mistura fatos da construção da capital com elementos fictícios, incluindo as supostas passagens subterrâneas. “A ideia surgiu de conversas com motoristas antigos dos ministérios, que diziam que JK aparecia misteriosamente nos prédios, graças a uma rede de túneis que ele teria mandado construir para se locomover pela Esplanada sem ser visto”, relata Ferraz.

*Com informações do G1DF