Cientistas alertam para a ineficácia da ivermectina no tratamento contra Covid-19

Medicamento é usado para tratar parasitas intestinais

developer
Por developer

Considerada como uma droga “milagrosa” para o combate contra a Covid-19, cientistas alertam para a ineficácia do uso da ivermectina no combate contra o coronavírus.

A recomendação do uso desse medicamento, que é usado para o tratamento de parasitas, vem se tornando popular no Brasil, França, África do Sul e Coréia do Sul.

Mas as agências de saúde dizem que não há evidências suficientes para promover a droga como um remédio para o coronavírus, e que a pesquisa sobre a questão muitas vezes não tem fundamento.

O laboratório farmacêutico MSD, publicou uma nota afirmando sua posição em relação ao uso de ivermectina durante a pandemia de COVID-19. Os cientistas da empresa continuam a examinar cuidadosamente as descobertas de todos os estudos disponíveis e emergentes de ivermectina para o tratamento de COVID-19 para evidências de eficácia e segurança. É importante observar que, até o momento, a análise identificou:

  • Nenhuma base científica para um efeito terapêutico potencial contra COVID-19 de estudos pré-clínicos;
  • Nenhuma evidência significativa para atividade clínica ou eficácia clínica em pacientes com doença COVID-19, e;
  • A preocupante falta de dados de segurança na maioria dos estudos.

Em seu parecer oficial, o laboratório que é líder global no ramo biofarmacêutico há mais de um século diz: “Não acreditamos que os dados disponíveis suportem a segurança e eficácia da ivermectina além das doses e populações indicadas nas informações de prescrição aprovadas pela agência reguladora.”.

Fonte: MERCK/MSD