As capitais onde os carros circulam quase vazios

Goiânia está entre as 10 primeiras

Adelina Lima
Por Adelina Lima
f477c85cccf08092faf695d615c54e53

Goiânia ocupa o 6º lugar entre as capitais em que os carros transitam quase vazios. De acordo com o levantamento, são menos de 3 habitantes por veículo. O grande número de carros nas ruas pode ser visto, por um lado, como um resultado direto da melhoria no acesso à renda vivida nos últimos anos pelo brasileiro. Em países desenvolvidos como Bélgica e Espanha, por exemplo, o índice é similar ao encontrado em Curitiba, a capital que ocupa a primeira posição no ranking.

No entanto, esse é só uma lado da moeda. Além do impacto ambiental, a priorização do transporte individual pode escancarar, num curto prazo, o grande desafio das cidades brasileiras que é o de lidar com a falta de infraestrutura. Sem soluções eficientes de transporte público, fica muito difícil imaginar um cenário que não seja o de caos.

O ranking foi elaborado por EXAME.com a partir de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e da estimativa populacional do IBGE para 2015. A conta considera apenas automóveis e utilitários e exclui caminhões, ônibus, micro-ônibus e motos.

 

ranking-automoveis

PublicidadePublicidade