10 cachorros que melhor se adaptam ao calor

Conheça algumas das raças de cachorros que sentem menos

Kamilly Carvalho
Por Redação Curta Mais
Cachorros e cães
Pinscher miniatura (foto:reprodução/internet Pet Love)

Uma das maiores preocupações dos pais de pets é garantir o conforto térmico de seus “aumigos”. Muitos se preocupam em saber se seu pet está passando calor. A sensação de calor excessivo pode estar diretamente relacionada ao tipo de pelagem. Cães originários de regiões frias possuem pelos que os ajudam a suportar temperaturas extremamente baixas. Essas raças geralmente têm uma pelagem longa e densa, composta por pelos e subpelos. Por outro lado, cachorros com pelagem menos densa se adaptam melhor ao calor, mantendo-se ativos e com mais energia para as tarefas do dia a dia. Para que você conheça e possa dedicar os cuidados necessários ao seu “cãopanheiro”, o Curta Mais selecionou as 10 raças que se adaptam melhor ao calor. Confira!

Galgo Espanhol 

Galgo Espanol (foto: reprodução/internet)

O Galgo Espanhol possui uma estrutura corporal magra e aerodinâmica, tem também uma pelagem curta e lisa que o ajuda a dissipar o calor de seu corpo. Mesmo possuindo muita energia para gastar durante qualquer época do ano, fazendo exercícios como caminhadas ou brincadeiras variadas, esses cães preferem descansar em ambientes frescos e bem ventilados. 

 

Galgo Inglês

Galgo Inglês (foto:reprodução/internet)

O Galgo Inglês é bem similar ao Espanhol, também possui um corpo magro e uma pelagem curta que o ajuda a regular a sua temperatura corporal. Por serem cães de corrida, conseguem tolerar o calor por mais tempo que algumas outras raças de cachorros que também são de corrida.

 

Labrador 

Labrador Retriever (foto:reprodução/internet)

Conhecidos por serem amigáveis e ativos, os Labradores são cachorros que também possuem uma pelagem densa, contudo, ela é curta e impermeável, por isso não absorve tanto calor. Esse tipo de cachorro era utilizado originalmente para a caça de aves aquáticas. O Labrador é conhecido como uma raça versátil, inteligente e dócil, que ama uma piscininha e adora tomar água, o que o ajuda a se refrescar. 

 

Pinscher miniatura 

Pinscher Miniatura (foto:reprodução/internet)

Lá vem a raça dos “santos diabinhos”. O Pinscher miniatura é bastante conhecido por sua estrutura pequena e pelagem curta. Essa raça de cachorros é ativa e alerta, além de comumente não ter problemas com climas mais quentes. 

 

Maltês

Maltês (foto:reprodução/internet)

O Maltês, que também pode ser chamado de Bichon Maltês, é uma raça de cães de companhia de pequeno porte que, apesar de ter uma pelagem longa, não sente tanto calor, pois seu pelo cria uma camada de ar que age como uma proteção ao calor excessivo. Além disso, sua pequena estatura ajuda a manter a temperatura corporal sob controle, mesmo com a abundante pelagem fofa.

 

Beagle

Beagle (foto:reprodução/internet)

O Beagle possui uma pelagem curta e densa, o que permite uma melhor circulação de ar em torno do corpo. Isso ajuda a liberar calor de forma eficiente, tornando-o mais resistente ao calor.

 

Bull Terrier

Bull terrier (foto:reprodução/internet)

A estrutura física do Bull Terrier possui um peito largo e profundo, ombros musculosos e membros robustos. Sua cabeça é o que o diferencia dos demais cachorros, com o crânio em forma de ovo e um focinho comprido. Com uma pelagem muito curta e rente ao corpo, o Bull Terrier espanta o calor com facilidade. Sua pele não retém tanto calor quanto cães com pelagem mais grossa.

 

Dobermann

Doberman (foto:reprodução/internet)

Conhecido por ter uma aparência nobre e elegante, os Dobermanns são de porte médio e possuem uma  musculatura forte e uma pele fina, o que faz com que ele tenha uma melhor dissipação de calor. A pelagem curta também contribui para evitar o acúmulo de calor.

 

Poodle

Poodle (foto:reprodução/internet)

Embora tenha pelagem densa, o querido e fofo Poodle tem uma pelagem encaracolada que cria um tipo de camada protetora e isso ajuda a regular sua temperatura corporal, evitando que ele sinta tanto calor. Todavia, esses pequenos sofrem um pouco no frio, por não possuírem subpelos. 

 

Leia Também:

5 cuidados essenciais que os cachorros precisam no tempo seco

Quer receber nossas notícias e dicas de turismo, gastronomia e entretenimento em primeira mão? Siga o Curta Mais no Instagram: @guiacurtamais e nas outras redes sociais, você também pode entrar em nosso canal do WhatsApp clicando aqui.