Capital sedia mais um concurso “Comida di Boteco”, com destaque para as ‘Frutas’
Cerca de 30 estabelecimentos vão disputar o título de melhor boteco da cidade

Com a proposta de transformar vidas por meio da cozinha de raiz e estimular os pequenos estabelecimentos às novas criações, o concurso Comida di Buteco 2015 será realizado de 10 de abril a 10 de maio, simultaneamente, em 11 estados e 20 cidades brasileiras. Em sua oitava edição em Goiânia (GO), o concurso terá a participação de 30 estabelecimentos, que vão disputar o título de melhor boteco da capital goiana.
Para 2015 foi escolhido o tema ‘Frutas’, por se tratar de um tema muito ligado ao Brasil, por ser amplo, uma vez que o País abriga mais de 300 espécies, e versátil, abrindo um largo leque de opções de utilização. Entretanto, a fruta presente na receita não precisará ser a protagonista do petisco concorrente. Pode participar até mesmo como decoração, desde que seja comestível. O tema será utilizado pelos 500 botecos das 20 cidades participantes. O Comida di Buteco vem se consolidando ano a ano como uma das mais importantes plataformas de transformação social no segmento e que contribui para a manutenção desses locais num mercado tão concorrido e vulnerável.
Como funciona
O concurso Comida di Buteco realiza uma eleição para a escolha do melhor boteco da cidade. No entanto, engana-se quem pensa que apenas o petisco é avaliado pelo público e jurados, durante os 31 dias de realização do concurso. Nesse período, são julgados o tira-gosto (70% da pontuação), o atendimento (10%), a higiene do local (10%) e a temperatura da bebida servida (10%). A média entre todos os quesitos garante o resultado da premiação. O voto do júri vale 50% e do público 50%. O Instituto de Pesquisas Vox Populi é o responsável pela apuração. Em Goiânia, o anúncio dos vencedores será realizado na tradicional Saideira, que ocorrerá no mês de maio, em data a confirmar.
Perfil dos botecos escolhidos
A organização do Comida di Buteco escolhe para participar do concurso os botecos considerados ‘Espontâneos’. Trata-se daquele boteco em que o proprietário, obrigatoriamente, administra o negócio; sua história e seu dia a dia comungam com a identidade do dono, que na maioria das vezes conta com a força de trabalho de mais pessoas da sua família. O boteco espontâneo não faz parte de uma rede ou franquia de marca.
Confira a lista dos Botecos participantes em 2015