Cidades extraordinárias que são as queridinhas dos goianos para aproveitar o inverno

Fernanda Cappellesso
Por Fernanda Cappellesso
Bariloche, Argentina: neve, esqui e paisagens deslumbrantes na Patagônia no inverno
Bariloche, Argentina: neve, esqui e paisagens deslumbrantes na Patagônia no inverno

Na quinta-feira (20), aconteceu o início do inverno – estação que divide o público entre aqueles que amam os dias cinzas e as temperaturas amenas e os que preferem um dia longo de brilho intenso do sol. Para quem aguarda ansiosamente todo ano pela data, o Hurb criou a campanha Semana de Inverno para promover destinos nacionais e internacionais que costumam ser buscados por oferecer uma experiência completa: desde cenários nevados à gastronomia e uso roupas pesadas para se aquecer, passando pelos lugares mais tradicionais até as últimas novidades. Conheça um pouco mais sobre cada um deles abaixo.

Tesouros Nacionais do inverno

O estado de Santa Catarina costuma ser muito buscado por suas praias. Contudo, na região do Vale do Itajaí, está um dos destinos para aproveitar o inverno brasileiro: Pomerode. Conhecida como a cidade mais alemã do Brasil, o destino preserva a arquitetura colonial do país e oferece opções gastronômicas que também refletem esse passado. Durante os meses frios, o turismo na região se intensifica, impulsionado por eventos para diferentes públicos, como o Festival Gastronômico, no qual restaurantes oferecem pratos inéditos, e o festival de danças folclóricas Tranz.

Nas montanhas da Serra da Mantiqueira, Monte Verde (MG) é um destino procurado por turistas que buscam tranquilidade para desacelerar e cenários naturais que estimulam o bem-estar. Além de pousadas aconchegantes, a vila se destaca pelas possibilidades de praticar o ecoturismo, com atividades ao ar livre, como as trilhas do Pinheiro Velho, das Corredeiras do Itapuá e da Pedra Redonda – todas realizadas em menos de uma hora e meia -, de onde se observa a fauna e flora regionais. Nos meses mais frios, as esculturas interativas de gelo do Ice Bar são imperdíveis.

Famosa por sua formação rochosa, Pedra Azul, na serra capixaba, é mais um destino para quem busca aventura. A trilha para a rocha que dá nome ao distrito é de nível moderado e seu circuito completo, pelo Parque Estadual, tem duração prevista de três horas. No passeio, além de visitar a base da pedra para conhecer sua mutação de cor, é possível parar em mirantes e piscinas naturais. Esse refúgio em meio à Mata Atlântica oferece ainda o melhor da gastronomia do Espírito Santo, com queijos, vinhos e a torta capixaba – que combina palmito fresco e frutos do mar.

Clássicos do inverno

Bariloche, na Argentina, é um dos destinos mais procurados na América do Sul, no período de julho a setembro, atraindo milhares de brasileiros que sonham em ver neve de perto. Situada na fronteira com o Chile, aos pés da Cordilheiras dos Andes, a cidade possui ampla infraestrutura turística, o que possibilita que os turistas aproveitem com facilidade tudo o que tem a oferecer – como a prática de esqui e snowboard. Nas paisagens brancas da Patagônia, lagos, geleiras e montanhas cobertas de neve impressionam. Para degustar a culinária regional, invista em produtores de chocolate locais, assim como nas casas de chá, que ajudam a aquecer o corpo com infusões saborosas.

Com temperaturas que podem atingir -25ºC no inverno, o Canadá não poderia ficar fora dessa lista. Viajando pela dobradinha Toronto e Montreal, ambas na região centro-leste do país, você encontrará destinos cosmopolitas que transformam a estação em um verdadeiro evento: luzes temáticas e decoração de Natal entram em cena, assim como pistas de patinação no gelo e mercados com um cardápio especializado para encarar o frio. Em Toronto, Natrel Rink está entre as pistas mais procuradas. Além de ser gratuita, com pagamento apenas pelo aluguel de patins e acessórios, a trilha sonora noturna é realizada por DJs convidados. Já em Montreal, os pontos de patinação mais visitados são Beaver Lake e Old Port.

Novidades na vitrine do inverno

Capital da Irlanda, Dublin conta com uma atmosfera receptiva e acolhedora aos visitantes. Fundada por vikings no século IX, a cidade representa o encontro das tradições gaélicas com a modernidade, sendo buscada justamente por sua importância cultural e histórica. Ícone da literatura mundial, Bram Stoker e Oscar Wilde nasceram na região, que foi cenário de muitas outras obras. Já a arquitetura pode ser admirada no Castelo de Dublin e na Catedral de St. Patrick, construída e reconstruída desde 1191, em homenagem ao padroeiro do país. Para curtir a boemia da noite dublinense, não deixe de passar no Temple Bar, que oferece cervejas locais – como a Guinness – e de toda a Europa, acompanhado de música ao vivo.

Tendo o inverno como sua época de alta temporada turística, Viena, na Áustria, foi o berço de compositores célebres de música clássica, como Mozart, Beethoven e Strauss. Mantendo a apreciação pela arte sonora viva até os dias de hoje, ganhou a alcunha de “cidade da música”. E é durante o inverno que acontecem as principais apresentações do gênero, como a da Ópera Estatal de Viena – a Wiener Staatsoper – e das operetas Volksoper. Outra tradição nacional é a confeitaria e, para experimentar delícias como a Torta Sacher, de chocolate em camadas, ou a Mozart, que combina o doce ao marzipan. Vale visitar a confeitaria Demel ou o Hotel Sacher para garantir um pedaço.

Por fim, as 14 ilhas interligadas que formam Estocolmo, na Suécia, ganham um novo cenário quando seus canais ficam cobertos de gelo e neve. Com dias curtos, que geralmente duram das 09h às 15h, a estratégia é se programar para as atividades ao ar livre. O passeio pelo centro histórico da capital, chamado Gamla Stan, revela o passado medieval do país, com construções do século XIII bem preservadas. Para enfrentar as longas noites, a cidade conta com um café elogiado pelos visitantes. No descolado bairro de Södermalm, além de espaços para apreciar a bebida, há brechós, bares, lojas e muito mais programas interessantes a portas fechadas.

Cada um desses destinos proporciona uma experiência única para os turistas que buscam aproveitar o inverno de maneiras distintas, seja explorando paisagens naturais, participando de festividades sazonais ou dando um mergulho nas culturas locais. E na Semana do Inverno, o Hurb oferece descontos de até 40% de desconto e condições especiais de pagamento em pacotes de viagens para 2025 até domingo (23).

 

Leia também:

Cidade jardim da Serra Gaúcha encanta e conquista o coração dos goianos

Descobrimos uma acolhedora cidade do interior de Goiás que tem uma gastronomia única